DENGUE

Vigilância em Saúde de Teresina monitora doenças causadas pelo Aedes aegypti

É preciso limpar os quintais e outros locais que acumulam água

Vigilância em Saúde de Teresina monitora doenças causadas pelo Aedes aegypti

A Diretoria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Zoonoses (Gezoon), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizaram reunião nesta terça-feira (1) com os agentes de endemias para análise de dados e de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti,  transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Amariles Borba, diretora da Vigilância em Saúde, informa que as pessoas precisam ter mais cuidado nesse período de chuva para evitar criadouros de mosquito. “É preciso limpar os quintais e outros locais que acumulam água porque com o período das chuvas e com os números crescentes de casos da doença já estamos em alerta. A dengue pode ser uma doença grave com inflamação no cérebro e deixar sequelas permanentes”, fala.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, cita que os agentes de endemias fazem o trabalho de orientação em todas as zonas da cidade. “Os agentes estão em todas as áreas de Teresina dando orientações sobre como evitar a proliferação de doenças e com ações de coleta de ovos dos mosquitos. Analisamos quais são os pontos que estão com mais infestação para intensificar as atividades dos agentes de endemias nessas áreas”, cita.

Conforme dados da FMS, em 2021 foram confirmados 42 casos e somente em janeiro deste ano foram 53 casos confirmados da doença e nenhum óbito.Em janeiro deste ano os bairros com mais ocorrência de casos confirmados de dengue foram a Santa Maria da Codipi e Parque Brasil com 7 casos cada, São Joaquim 5 casos, Mocambinho 4 casos, Matadouro e Parque Alvorada com 2 casos cada, e Itararé, Promorar, Pedra Mole e Alto Alegre com 1 caso cada um.

No ano passado a ocorrência de casos de dengue foram em maior quantidade nos bairros São Joaquim com 108 casos, Matadouro com 98, Mocambinho com 73 casos, Parque Brasil com 51, Nova Brasília com 48, Parque Alvorada com 47 casos, Santa Maria da Codipi com 41, Mafrense 32, Primavera e Memorare com 23 casos.

Fonte: FMS
casos dengue fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4438/vigilancia-em-saude-de-teresina-monitora-doencas-causadas-pelo-aedes-aegypti