VACINA

Teresina tem vacinas de rotina para crianças em 84 UBS e 4 maternidades

Teresina tem vacinas de rotina para crianças em 84 UBS e 4 maternidades

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza vacinas de rotina para as crianças serem imunizadas contra várias doenças, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNL) do Ministério da Saúde.  Na rede municipal são 84 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas quatro maternidades.

A vacinação inicia nas primeiras 12 horas de vida do bebê, quando ainda está na maternidade, com a dose da BCG contra os casos graves de tuberculose e contra a hepatite B. O esquema de vacinação das crianças é até 10 anos de idade com o reforço contra a febre amarela.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, conclama os pais e responsáveis para vacinarem as crianças. “É uma questão de saúde e de desenvolvimento. É necessário cumprir o calendário de vacinação das crianças para evitar doenças graves e até morte na infância. Os pais querem filhos bem-sucedidos e atletas, mas precisam cuidar da saúde dos seus filhos com a vacinação”, diz.

A diretora cita que com a vacina a varíola já foi erradicada e que a paralisia infantil está prestes a ser erradicada. Ela informa que já tem controle da difteria, tétano e rubéola congênita (que provoca surdez, cegueira, problemas cardíacos e na formação do cérebro).

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, avalia que a vacina contribui com o aumento da expectativa de vida e redução da mortalidade infantil. “Havia mortes por doenças infecciosas que estão sob controle por causa da vacina”, fala.

Vacinas

As salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades funcionam para atender as crianças com as doses das seguintes vacinas:

BCG (protege contra a tuberculose);

Tetravalente (DTP+HIB) (protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e da bactéria Haemophilus influenzae tipo b);

Hepatite B;

Contra a pólio;

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) (protege contra diarréia por Rotavírus que causa diarreia);

Vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

A diretora da Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, informa sobre o funcionamento das salas de vacina. “Nas UBS da zona urbana, as salas de vacinas funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na zona rural existem horários diferenciados e em algumas a sala de vacina funciona pela manhã, outras a tarde e tem algumas que é o dia todo e as pessoas que residem nesses locais já sabem dessas rotinas de serviços. Temos ainda quatro UBS que funcionam todos os dias da semana são as localizadas no Parque Brasil, Renascença, Santa Isabel e Porto Alegre e nessas as salas de vacina estão abertas todos os dias da semana, incluindo final de semana e feriado”, diz.

O diretor de Enfermagem da Maternidade do Satélite, zona Leste, Antônio Filho, explica que nas maternidades é desenvolvido o trabalho de orientação às mães para a vacinação e aleitamento materno. “Fazemos esse trabalho com equipe de profissionais que orientam as mães para os cuidados com a criança, a importância do aleitamento materno e a necessidade da vacinação que é iniciada ainda na maternidade”, diz.

Fonte: FMS
maternidade ubs salas criança vacina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4420/teresina-tem-vacinas-de-rotina-para-criancas-em-84-ubs-e-4-maternidades