TESTAGEM

COMUNICADO - Centros de Testagem Covid

A Fundação Municipal de Saúde esclarece que os Centros de Testagem Covid-19 são destinados aos pacientes que possuem sintomas relacionados as síndromes gripais, como tosse, dor de garganta e febre. Portanto, os CTCs não realizam testes para pessoas assintomáticas, nem para casos de alta de isolamento e contato de caso positivo.

A restrição se deve ao aumento de casos de síndromes gripais no cenário nacional, o que tem determinado a alta demanda de testes de Antígeno e RT-PCR nos serviços de saúde, o que está causando a falta de insumos temporária no mercado nacional para o seguimento da oferta de testes.

Considerando a quantidade reduzida de testes disponíveis no município de Teresina em função da escassez de testes, a FMS está seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prioriza pacientes sintomáticos respiratórios, com quadros clínicos graves, hospitalizados, profissionais de saúde e dos grupos de risco.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4419/comunicado-centros-de-testagem-covid