SAÚDE MENTAL

Saúde Mental divulga programação para o Janeiro Branco na rede municipal

O mês de Janeiro é dedicado à conscientização acerca dos cuidados com a saúde mental.

Chamado de Janeiro Branco, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização acerca dos cuidados com a saúde mental. Em alusão ao período, a Fundação Municipal de Saúde esta preparando uma série de atividades, que se iniciam no dia 14 de janeiro e contarão com pontos de escuta, ação educativa e plenárias regionais em preparação para a V Conferência Municipal de Saúde.

A Gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho, ressalta que, embora a saúde mental precise de cuidados o ano inteiro, o mês de janeiro – marcado pela ideia de renovação, estabelecimento de metas e resoluções para o ano que se inicia – é dedicado a chamar atenção da população em geral sobre os cuidados com a mente. “Importante lembrarmos que, quando nossa Saúde Emocional está em dia, as coisas certamente se tornam mais leves. Por isso convidamos os teresinenses a lembrar o quanto sua vida importa e sua Saúde Mental também”, diz.

A primeira atividade será no dia 14, com a instalação de um Ponto de Escuta – onde a população terá acesso a um momento de escuta e acolhimento – na Praça Rio Branco, no centro da capital. Entre os dias 17 e 20 de janeiro, serão realizadas as plenárias em cada região da cidade para a V Conferência Municipal de Saúde, que contarão com a participação de todos ao agentes que atuam na saúde mental. Por fim, no dia 28 de janeiro, acontece uma atividade no semáforo do Cruzamento das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Dom Severino (Sinal do McDonald’s), que terá caráter educativo.

Laryssa Carvalho reforça que a saúde mental começa com pequenos cuidados individuais que podem ser praticados no dia-a-dia. “Coloque na sua agenda de todo dia uma meta de cuidado consigo mesmo. Lembre que esse cuidado está em pequenos e grandes detalhes. Ele vai desde se dedicar a fazer uma atividade que te agrada (ouvir música, ler, desenhar e etc) até buscar um acompanhamento profissional”, diz.

A FMS dispõe ainda de Serviços Especializados que vão desde Atendimentos Ambulatoriais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) até internação para casos mais graves.

CAPS AD

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras  Drogas

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n e 2978 -  Bairro Macaúba-Teresina/PI CEP 64016-060.

Fone: 3215-7762

CAPS Infantil – CAPSi

Centro de Atenção Psicossocial Infantil

Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro: Morada do Sol-Teresina/PI CEP 64055-645

CAPS Tipo II- Sul

Endereço: Av. Barão de Gurguéia 2913. Bairro Pio XII-Teresina/PI CEP 64018500

CAPS Tipo II-Leste

Endereço:Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal-Teresina/PI CEP 64049570.

CAPS Tipo II-Sudeste

Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado - Loteamento Parque do Sol - Renascença (ao lado da U.B.S Redonda)

CAPS Tipo II-Centro/Norte

Endereço: Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim