AIDS

FMS promove capacitação contra Aids e infecções sexualmente transmissíveis

Será amanhã (02), , das 8h às 12h, no auditório da FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza capacitação no dia 2 de dezembro sobre o Dia D de luta e orientação contra a Aids e infecções sexualmente transmissíveis, das 8h às 12h, no auditório da FMS, com a participação de servidores dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A atividade faz parte do Dezembro Vermelho, que é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A capacitação é coordenada pela Diretoria de Assistência Especializada (DAE/FMS) em parceria com os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE).

A programação consta de mesa redonda sobre Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A capacitação é destinada aos profissionais de saúde, que serão, posteriormente, os multiplicadores das orientações recebidas em seus locais de trabalho.

O objetivo das ações é qualificar a conduta dos profissionais de saúde a partir da atualização de evidências científicas que contribuam para melhorar a assistência ao paciente e a notificação de casos.

Sobre a data:

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro. A data foi estabelecida internacionalmente em 1987 por decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o Ministério da Saúde oficializou o “Dezembro Vermelho”, a partir da Lei 13.504, de 7 de novembro de 2017, que instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4336/fms-promove-capacitacao-contra-aids-e-infeccoes-sexualmente-transmissiveis