NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul no HUT tem foco na saúde do homem

O câncer de próstata é uma doença ainda muito influenciada por tabus que dificultam os diagnósticos

Novembro Azul no HUT tem foco na saúde do homem

Em alerta ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em 17 de novembro, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) cumprindo seu papel social, realizou uma edição do HUT Talks: Saúde Também é Papo de Homem para os servidores e acompanhantes dos pacientes com a participação do urologista Hamilton Mourão, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seccional Piauí. A iniciativa do Núcleo de Educação Continuada, Serviço Social e Cipa teve a finalidade de estimular a detecção precoce dessa doença e, principalmente, alertar para o cuidado com a saúde do homem.

“É necessário que população tenha a conscientização que não é preciso sentir algum sintoma para ir ao médico. É fundamental realizar check-ups com frequência, antes mesmo dos primeiros sinais de qualquer enfermidade. Tumores de próstata demoram em apresentar sinais. Quando sintomas aparecem é por que a doença está em um estágio avançado. O Novembro Azul é um mês de alerta para o câncer de próstata, mas ele passa e o que precisa ficar é a conscientização de que os homens tenham mais atenção à saúde, por isso, insistimos na importância dos exames preventivos”, explica o urologista.

O médico Fábio Marcos destaca que “o homem precisa saber o que acontece na sua saúde em todos os âmbitos: diabetes, pressão, nível de gordura do sangue. Muitos homens são difíceis e não querem ir ao médico, mas o ato de se cuidar é muito importante”, finaliza o diretor geral do HUT.

O câncer de próstata é uma doença ainda muito influenciada por tabus que dificultam os diagnósticos. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas é importante destacar que se descoberta precocemente tem até 90% de chance de cura.

Desde o início do ano, o HUT, por meio do Núcleo de Educação Continuada, desenvolve ações com rodas de conversas sobre os mais variados temas que abrangem a promoção e a prevenção da saúde coletiva.

Fonte: HUT
Tags:
azul novembro hut fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4319/novembro-azul-no-hut-tem-foco-na-saude-do-homem