ATENDIMENTO COVID

Quatro UBS e Hospital do Monte Castelo atendem exclusivamente síndrome gripal

São as UBS Real Copagre, Planalto Uruguai, Parque Piauí, Gurupi e Hospital do Monte Castelo

Quatro UBS e Hospital do Monte Castelo atendem exclusivamente síndrome gripal

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza atendimento exclusivo para síndromes gripais em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital do bairro Monte Castelo, zona Sul. Esses atendimentos nas UBS são todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. No Hospital do Monte Castelo o atendimento é todos os dias 24 horas.

Na zona Norte, o atendimento é feito na UBS Real Copagre; na zona Leste, as pessoas podem procurar atendimento na UBS Planalto Uruguai; na zona Sudeste o atendimento é feito na UBS Gurupi e na zona Sul o atendimento é na UBS Parque Piauí além do Hospital Monte Castelo que atende urgências e internação.

A coordenadora de Ações Estratégicas da FMS, Nádia Spindola, explica que o atendimento é realizado conforme protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. “Nessas quatro UBS para atendimento de síndromes gripais, o paciente é colocado em local separado, preferencialmente arejado e feita avaliação do paciente que recebe atendimento médico, faz exames conforme a avaliação do médico”, diz.

A diretora do Hospital do Monte Castelo, Martina Cavalcante, explica quem deve procurar atendimento quem está com sintomas de síndrome gripal. “Se o paciente apresentar sintomas leves ou graves de síndromes gripais é conduzido para atendimento. Se for outro problema de saúde é orientado para procurar uma UPA ou outro hospital. Quando é feita a ficha do paciente também é feita a classificação de risco e conforme a condição clínica do paciente, e se for grave, vai para atendimento de urgência no setor de estabilização para receber o atendimento com médicos e enfermeiros. Se for quadro leve ou moderado com alguns dos sintomas como coriza, tosse, febre, dor de cabeça, perda de olfato, paladar ou outro sintoma é atendido pelo médico e feita a testagem. Ao sair o resultado o paciente é encaminhado ao consultório médico e o profissional vai dar orientações. Se é positivo para Covid, o médico avalia se é caso de internação ou se o tratamento pode ser feito em casa”, esclarece a diretora.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informa que as outras 88 UBS estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais. Os serviços de coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda, salas de vacina e entrega de medicamentos permanecem funcionando”, explica.

*4 UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal

Abertas das 7h às 19h

Todos os dias da semana (incluindo final de semana e feriado)

*UBS Real Copagre

Rua 19 de Novembro, 4200. Bairro Real Copagre

Fone (86) 3215 7738

*UBS Planalto Uruguai

Avenida 1. Conjunto Planalto Uruguai, 6955 –

Vale Quem Tem.

Fone (86) 3215 7727

*UBS Parque Piauí

Quadra 26 S/N Parque Piauí

Fone (86) 3215 7703

*UBS Gurupi

Rua Bernardo B. dos Santos, 6598. Gurupi

Fone (86) 9 9438 5833

* Hospital do Monte Castelo

R. Antônio Cavour de Miranda, 357 - Monte Castelo

Fone: 3215 9123

Além dessas quatro UBS, Teresina conta com mais 88 UBS que estão atendendo pessoas com outras doenças.

Veja no link UBS com endereço

Fonte: FMS
atendimento monte Covid castelo fms hospital ubs

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4310/quatro-ubs-e-hospital-do-monte-castelo-atendem-exclusivamente-sindrome-gripal