HUT

Gestão da qualidade melhora assistência ao paciente no HUT

Gestão da qualidade melhora assistência ao paciente no HUT

Toda segunda quinta-feira do mês de novembro é o Dia Mundial da Qualidade, neste ano, foi o dia 11 de novembro, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de lembrar a importância da Qualidade dentro dos Hospitais.

Em alusão à data, o Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), promoveu hoje (16) uma conferência online sobre o impacto da liderança na gestão hospitalar.

Para Fabrizio Rosso, CEO da empresa Fator RH com 25 anos no mercado da saúde, “em tempos que a saúde requer otimização no atendimento, minimização de recursos e interligação de setores, a alta liderança deve buscar engajar equipes, estimular resultados e apresentar soluções estratégicas que minimizem a sobrecarga na assistência pública”, diz.

O NQH foi criado em janeiro desse ano no HUT com o objetivo de melhorar assistência através de um sistema estruturado da padronização de métodos, técnicas e processos desde a higienização nos setores até a alta hospitalar, aliando a segurança do paciente, a qualidade dos serviços prestados.

“É um bom começo de caminhada, que demonstra que estamos aperfeiçoando nossos serviços e também vislumbrando os desafios futuros para estar entre os melhores hospitais públicos de urgência do Norte-Nordeste. A comunidade que atendemos está sendo beneficiada com esse processo de busca pela melhoria contínua da assistência”, explica Jéssica Távora, coordenadora da qualidade.

Socorro Rego, assessora da diretoria e responsável pela implantação do Núcleo, comenta que projeto de Gestão da Qualidade em hospitais da rede ainda é algo inovador, estamos orgulhosos desse protagonismo que levará a instituição mais longe.

Sobre a celebração do Dia Internacional da Qualidade, o diretor geral do HUT, Fábio Marcos, lembra que o sistema de saúde sofre constantemente críticas, mas ressalta que devemos celebrar as centenas de vidas que já foram salvas, graças ao trabalho da qualidade podemos monitorar os dados, números e índices da instituição. Estar atento aos indicadores embasa, muito melhor, a tomada de decisões para empregar os recursos de maneira mais eficiente visando sempre à melhoria dos nossos processos e a segurança dos pacientes e servidores, finaliza o médico.

Fonte: ASCOM HUT
hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4308/gestao-da-qualidade-melhora-assistencia-ao-paciente-no-hut