QUALIFICAÇÃO

Equipe do HUT participa de treinamento sobre reanimação cardiopulmonar

Com duração de duas horas, a atualização aconteceu nesta terça

Equipe do HUT participa de treinamento sobre reanimação cardiopulmonar

Comprometidos com as ações de suporte à vida em Urgência e Emergência, médicos, equipes de enfermagem, maqueiros, internos e estagiários da área assistencial do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), participaram de um treinamento prático em reanimação cardiopulmonar (RCP), visando à atualização da equipe para melhorar as chances de sobrevivência junto aos pacientes que apresentem parada cardiorrespiratória.

Com duração de duas horas, a atualização aconteceu nesta terça (19), no auditório do HUT, onde foi ministrada a parte teórica, bem como a prática, através de simulação com manequins de ressuscitação.

O treinamento foi feito pelo instrutor Gilmar Alves, enfermeiro e fundador da empresa “Salve Vidas” orientando como se identifica uma parada cardiorrespiratória, as compressões torácicas e o manuseio adequado do desfibrilador em adultos e crianças com base nas diretrizes da American Heart Association, referência mundial na organização e atualização das evidências em parada cardiorrespiratória.

Os conhecimentos e habilidades em RCP podem ajudar a salvar vidas nas emergências potencialmente fatais. “O procedimento pode ser aplicado por qualquer pessoa, mas nem por isso deve ser feito de qualquer maneira e este aprendizado pode ser utilizado e fazer toda a diferença no auxílio a uma vítima”, esclarece Fábio Marcos, diretor geral do HUT. 

Para Clarisse Santos, enfermeira do serviço de pediatria, algumas partes do procedimento são diferentes do que é feito nos adultos e a capacitação serviu para atualizar seu conhecimento. “O foco é sempre prevenir, mas infelizmente a RCP acontece e, apesar de ninguém gostar de presenciar um caso crítico desses, temos que saber atender para minimizar os danos.

Estudos apontam que, a cada um minuto e meio, uma pessoa morre por doença cardiovascular e, a cada ano, cerca de 400 mil pessoas morrem de infarto no Brasil, daí a importância dos treinamentos sobre massagens cardíacas. 

Tags:
hut fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4272/equipe-do-hut-participa-de-treinamento-sobre-reanimacao-cardiopulmonar