Prefeitura avança em melhorias na infraestrutura em saúde

Prefeitura avança em melhorias na infraestrutura em saúde

A Prefeitura de Teresina tem investido maciçamente em obras na atenção básica em saúde. A população da capital recebeu nessa gestão 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) novas ou reformadas, além de outras 44 que estão em andamento e outras três em processo de licitação. Diversas outras obras na área também estão encaminhadas.

“Teresina investe 33% da sua receita líquida somente em saúde, nos colocando no patamar de terceira cidade do país que mais investe no setor”, afirma Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “O resultado pôde ser visto na recente pesquisa do Instituto Amostragem, que indicou que oito entre 10 teresinenses aprovam o atendimento em saúde na capital”, completou o presidente.

E este investimento em obras não se resume às UBS. Atualmente, está sendo construído um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo III, na região do Lagoas do Norte. Estão garantidos também recursos para a construção de quatro novos CAPS, que virão a substituir as sedes dos atuais, que funcionam em casas alugadas.

Estão avançadas também as obras da Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil (UAi), para acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. No momento a construção da UAi está em fase de finalização da sobre-estrutura do prédio, e a previsão de entrega é até o final do ano.

Já o Laboratório Raul Bacelar, cuja reforma era pedida por servidores e população, já está com o projeto arquitetônico de seu novo prédio pronto. Ele funcionará em espaço próprio da Prefeitura de Teresina, onde funcionava o antigo prédio da Unidade Básica de Saúde do Saci, que será reformado para atender às especificidades de funcionamento do Laboratório. O projeto está em fase de adequações complementares e tão logo seja concluído será enviado para início do processo licitatório.

Setores específicos também estão recebendo atenção. No ano passado, o Centro de Zoonoses passou por uma grande reforma, que está garantindo melhores condições de alojamento dos animais e condições de trabalho aos servidores. E ainda está prevista para este mês a entrega das instalações da Farmácia da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

No próximo domingo, Teresina recebe sua 17ª UBS reformada, no povoado Alegria (zona Rural Sul). Foram inauguradas ainda 16 novas Unidades, sendo uma nova e outras em substituição a prédios alugados, totalizando 33 UBS entregues até julho. “O objetivo é que, até o fim da gestão, todas as 92 UBS funcionem nos padrões do Ministério da Saúde. Serão locais com infraestrutura moderna, ampla e cujo objetivo é dar conforto aos pacientes e um ambiente adequado de trabalho aos profissionais de saúde, além da ampliação do serviço”, diz Francisco Pádua.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

“É preciso investir para oferecer serviço de saúde de qualidade e é isso que tem sido feito nessa gestão, pensando sempre na melhoria do atendimento ao cidadão e também em um espaço confortável aos servidores”, enfatiza Francisco Pádua.

fms ubs caps UAI obras

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/426/prefeitura-avanca-em-melhorias-na-infraestrutura-em-saude