HUT

Hospital de Urgência de Teresina realiza 3ª semana da fisioterapia

Na programação será ofertado no auditório para o público interessado

Hospital de Urgência de Teresina realiza 3ª semana da fisioterapia

Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, celebrado hoje (13 de Outubro) será realizado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), nessa quarta, quinta e sexta (13 à 15-Out) a 3ª Semana da Fisioterapia com o tema: mobilizar é preciso.

Na programação será ofertado no auditório para o público interessado o mini curso de terapia a laser voltada para a cicatrização de tecidos e alivio da dor de pacientes críticos; além da apresentação de um protocolo da área e uma ação denominada “Cuidador Capacitado, Paciente Seguro” visando orientar os familiares um auxílio mais seguro, enquanto paciente no Hospital como na recuperação pós-alta hospitalar.

A abertura da Semana da Fisioterapia do HUT contou com a participação dos representantes máximo do Conselho Regional de Fisioterapia do Piauí (Crefito), Dr. Rodrigo Amorim e Dr. Saulo Carvalho da Associação Brasileira de Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), da gerente de atenção hospitalar, enfermeira Roberta Berté e dos diretores do HUT, médicos Fábio Marcos e Hormone Rodrigues.

Classificado como um dos profissionais de saúde que fazem a diferença na assistência ao paciente, a fisioterapia hospitalar trabalha no tratamento dos pacientes internados para prevenir complicações respiratórias, neurológicas e motoras e na recuperação de lesões.

Dados da Revista Brasileira de Terapia Intensiva revelam que até 60% dos pacientes internados em unidades de terapias intensiva (UTIs) desenvolvem fraqueza generalizada relacionada ao imobilismo, logo a mobilização precoce dos nossos pacientes críticos se faz necessário para a redução do tempo de ventilação mecânica e a base para a recuperação funcional e a retorno para casa com qualidade de vida, declara Danila Vieira, coordenadora do serviço no HUT.

Para o paciente Benjamin Aragão que ficou 45 dias internado, “os médicos me curaram, mas a fisioterapia me deu a vontade de viver”. Declarou.

O Serviço de Fisioterapia do HUT conta hoje com 69 profissionais realizando nesse ultimo bimestre cerca de 16.109 atendimentos, apresentando um crescimento de 134% de faturamento no período.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4256/hospital-de-urgencia-de-teresina-realiza-3-semana-da-fisioterapia