PESQUISA DE OPINIÃO

Serviços de saúde são aprovados por 8 em cada 10 teresinenses

A Atenção Básica do município conta com cobertura aproximada de 98% pela Estratégia de Saúde da Família

Serviços de saúde são aprovados por 8 em cada 10 teresinenses

“O atendimento aqui no Lineu Araújo está uma beleza. Já perdi as contas de quantas vezes me consultei aqui e o atendimento é rápido”, revela a cozinheira Maria de Nazaré Sousa Sobrinho. A opinião dela é semelhante a mais de mais de 82% dos entrevistados em pesquisa realizada em Teresina, onde declararam que a saúde pública oferecida na cidade é ótima, boa ou regular. O levantamento foi feito entre os dias 13 e 16 de maio deste ano.

A pesquisa foi feita com 800 pessoas com mais de 16 anos, em todas as regiões urbanas e rurais de Teresina, pelo Instituto Amostragem. Desse percentual, 10,13% declararam que Teresina tem um ótimo atendimento em saúde; 36,27% afirmaram que o atendimento é bom; e outros 36,27% disseram que a saúde pública prestada na capital é regular. Outros 16,66% avaliam como ruim ou péssimo o atendimento.

Quem também anda satisfeito com o atendimento é  o aposentado José da Cruz Cardoso Sales. Ele esteve no Lineu Araújo esta semana para uma consulta com médico que o encaminhará a cirurgia na vesícula biliar. “Estou gostando muito. Venho da cidade de Altos, onde a minha consulta foi agendada por um médico da família. Aqui a gente tem a certeza de que a coisa funciona. Teresina está de parabéns  pelo serviço que oferece à população”, disse.

A boa avaliação reflete o investimento que a  Prefeitura de Teresina vem  realizando nas unidades de saúde, com a expansão da rede, qualificação e valorização dos profissionais. Os principais hospitais da cidade vem passando por reformas e ampliação de suas estruturas. A exemplo do Hospital de Urgência de Teresina, que em maio alcançou a marca de 100.013 cirurgias realizadas e mais de 570 mil atendimentos ao longo de oito anos.

Desde 2014 o HUT vem passando por várias reformas e ampliações para melhorar ainda mais sua estrutura física. Agora, a Prefeitura de Teresina irá iniciar a construção de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mais 20 estão em processo de licitação, totalizando 40 novos leitos.

A Atenção Básica do município conta também com cobertura aproximada de 98% pela Estratégia de Saúde da Família. São 262 Equipes, 3 Núcleos de Apoio à Saúde da Família e 92 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas nas 4 zonas da cidade. Além disso, possui 01 Centro de Diagnóstico por Exames Laboratoriais, 02 Centros de Especialidade Odontológica (CEO), 01 Unidade de Acolhimento Infanto- Juvenil, 01 Residência Terapêutica e 06 Centros de Atenção Psicossicial (CAPS).

Somente este ano, a Prefeitura já entregou à população um total de 31 Unidades Básicas de Saúde, totalmente novas ou reformadas, distribuídas em todas as regiões da cidade. Ainda este mês, a Fundação Municipal de Saúde entregará outras sete unidades.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, precisa ser estruturada e qualificada para atender a população. “Temos feito uma saúde com responsabilidade. Nunca se investiu tanto como agora. E esse trabalho beneficia tanto usuários, quanto profissionais e representa um ganho para a cidade”, afirma.

Todas as Unidades de Saúde que estão sendo entregues nessa gestão seguem os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Ele ressalta que a FMS está com 44 obras em andamento, sendo que 41 são de Unidades Básicas de Saúde. Só este mês de junho, mais sete novas UBSs serão entregues à população, além de cinco reformas e ampliações.

pesquisa saúde pública Teresina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/424/servicos-de-saude-sao-aprovados-por-8-em-cada-10-teresinenses