HUT

Dia Mundial da Segurança do Trabalho é celebrado no HUT

A iniciativa contribuiu para a troca de experiências e disseminação das melhores práticas de forma integrada no HUT

Dia Mundial da Segurança do Trabalho é celebrado no HUT

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para reforçar a importância da data, durante a semana de 13 a 17 de setembro, o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) realizou diversas ações internas educativas de conscientização.

Nesse período, membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HUT realizam ações internas com o objetivo de identificar e observar o que pode ser aperfeiçoado em termos de segurança e a prestação de assistência ao paciente.

A iniciativa contribuiu para a troca de experiências e disseminação das melhores práticas de forma integrada nas várias clínicas e postos assistenciais que compõem o HUT, reforça o médico Fábio Marcos de Sousa, diretor geral da unidade.

O infectologista Herion Alves, presidente da CCIH, esclarece que a Segurança do Paciente é um tema de todos os dias, ganhando maior relevância nessa semana. As práticas desenvolvidas são baseadas nas seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente criadas pela OMS (identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança na prescrição de medicamentos; cirurgia segura; higiene das mãos e redução do risco de quedas).

Uma das ações realizadas no HUT para evitar que o paciente sofra com danos previsíveis e evitáveis foi a celebração da milésima notificação de eventos adversos. Pacientes podem ser vítimas de erros ou eventos adversos e a notificação é a principal fonte de informação para a devida gestão de riscos e definição de barreiras e minimização de riscos durante a assistência ao paciente explicou Lenier Braga, coordenadora do NSP.

Em comemoração a Semana de Segurança do Paciente, o HUT também programou discussões sobre Sepse, doença considerada uma das principais causas de mortalidade hospitalar, cuja data é lembrada mundialmente no dia 13 de Setembro. Na oportunidade, seguindo as diretrizes internacionais mais importantes, o hospital atualizou seu protocolo para Sepse e está disseminando por meio da educação continuada com toda equipe multidisciplinar.

Fonte: HUT
paciente segurança hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4210/dia-mundial-da-seguranca-do-trabalho-e-celebrado-no-hut