SEGURANÇA PACIENTE

FMS melhora índices de cuidados de segurança do paciente

Nesta sexta-feira, 17, é o Dia Mundial de Segurança do Paciente e tem como tema: Cuidado materno e neonatal seguro, que foi escolhido pela OMS

FMS melhora índices de cuidados de segurança do paciente

Teresina melhora índices de cuidados na segurança do paciente com base nos protocolos implantados nas unidades hospitalares. A identificação correta do paciente tem índice de 93% de janeiro a agosto deste ano, tendo sido de 86% no ano passado. O percentual de pacientes avaliados por risco de queda na admissão hospitalar no mesmo período deste ano é de 90% e no ano passado foi de 79%.

Outros dados são relativos à higiene com o uso de materiais de higienização das mãos com sabonete líquido. Nos primeiros oito meses deste ano foi de 35ml por paciente e em todo o ano de 2020 foi de 18ml por paciente. A higienização das mãos com preparação alcoólica que este ano é de 25ml por paciente, em 2020 foi de 20ml por paciente.

Nesta sexta-feira, 17, é o Dia Mundial de Segurança do Paciente e tem como tema: Cuidado materno e neonatal seguro, que foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema nacional é: Aja agora para ter uma assistência segura e respeitosa. A segurança do paciente abrange as ações voltadas à redução do risco de dano no cuidado com a saúde.

A coordenadora dos Núcleos de Segurança do Paciente da rede hospitalar da FMS, Jaianna Farias, fala que nessa data são realizadas atividades para tratar do tema escolhido. “As atividades têm o objetivo de sensibilizar pacientes hospitalizados, profissionais de saúde e todos os setores de saúde para fortalecer os Núcleos de Segurança do Paciente em suas unidades, tendo em vista que é obrigatória a implantação desses núcleos em serviços de saúde.”, diz.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informa que todas as unidades hospitalares possuem núcleo de segurança do paciente. “Temos equipes atuantes e com o cumprimento dos protocolos básicos implantados. Dessa forma estamos melhorando os índices de segurança do paciente que é uma meta constante de todos os profissionais na rede hospitalar”, diz.

Programação

Dia 17, Hospital do bairro Monte Castelo, terá a 1ª Feira de Segurança do Paciente e premiação do vídeo vencedor sobre o tema do Dia Mundial de Segurança do paciente.

Dia 17, Hospital Mariano Castelo Branco (Santa Maria da Codipi) terá dinâmica sobre higienização das mãos e sobre identificação correta do paciente.

Dia 17, no complexo hospitalar do Satélite, às 10h, terá palestra sobre a Campanha Setembro Amarelo. Na UPA, Hospital e maternidade já foram realizadas blitz com as enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente enfatizando as metas, protocolos e orientação aos profissionais na ampliação da segurança do paciente nos serviços de saúde.

Dia 17, às 17h, Hospital Ozeas Sampaio, bairro Matadouro, acontece uma blitz sobre a importância das notificações para evitar danos que não estejam relacionados a enfermidade do paciente.

Dia 17, Hospital do Dirceu terá palestras e eventos e roda de conversa sobre prescrição médica. Nos dias 13 e 14 teve atividade sobre higienização das mãos.

Dia 17, UPA do Renascença, das 9h às 13h, tem atividade com o público e os pacientes com distribuição de material informativo. Às 16h serão realizadas atividades didáticas voltadas para os profissionais sobre a temática da segurança do paciente.

Dia 17, Hospital e maternidade do bairro Buenos Aires as atividades têm como tema: Aja agora para um parto seguro e respeitoso. Serão realizadas palestras a partir das 9h sobre mortalidade materna e as 15h sobre parto seguro.

Dia 17, no Complexo de saúde do bairro Promorar, terá eventos com o tema: Cuidado Materno e Neonatal Seguro com a produção de vídeos e premiação.

Dia 17, Hospital Municipal da Criança (Parque Piauí), 1ª Feira de Segurança do Paciente e exposição sobre metas de segurança.

Dia 17, UPA do Promorar, dinâmica envolvendo metas de segurança do paciente e distribuição de material educativo.

Fonte: FMS
mundial dia programação paciente segurança fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4208/fms-melhora-indices-de-cuidados-de-seguranca-do-paciente