CÃES E GATOS

FMS encerra neste sábado (03) vacinação contra a raiva na zona rural de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) conclui neste sábado (03) a Campanha de Vacinação contra a Raiva, quando as equipes da Gerência de Zoonoses estarão vacinando os cães e gatos dos povoados das zonas rurais Sul e Sudeste. Um total de 7.179 animais deve ser imunizado nesta etapa.Neste sábado serão contemplados com a campanha os seguintes povoados: Alegria, Chapadinha Sul e Altamira (rural Sul), Boquinha, Usina Santana e Estaca Zero (rural Sudeste).

“Para conseguirmos êxito na vacinação contamos com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que mobilizam a comunidade avisando e relembrando a população sobre o dia da vacinação e a necessidade de imunizar os animais. A comunidade pode colaborar também com o nosso trabalho mantendo os animais em casa no dia da vacinação, já que é comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, solicita Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

Teresina não apresenta casos de raiva entre humanos residentes desde o ano de 1986. “Nossa intenção é manter a boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. Na zona urbana superamos a meta de vacinação e estamos confiantes que iremos atingir o que foi estipulado pelo Ministério da Saúde”, afirma Francisco Pádua, presidente da FMS.

No último dia 26 de setembro aconteceu a vacinação nas zonas rurais Norte e Leste, onde foram vacinados 11.336 animais. Na zona urbana, a vacinação ocorreu no dia 12 de setembro, e a FMS superou a meta de vacinação, quando foram imunizados 121.456 cães e gatos em toda a capital. A meta geral da FMS é vacinar entre zona urbana e rural uma média de 135 mil animais.

Vacinação Contra a Raiva fms Zona Rural

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/42/fms-encerra-neste-sabado-03-vacinacao-contra-a-raiva-na-zona-rural-de-teresina