SETEMBRO AMARELO

UBS da região Norte realizam ações alusivas ao setembro amarelo

A programação contou com palestra sobre suicídio, ansiedade e psicotrópicos, momento de atividade física, auriculoterapia, relaxamento, com entrega de brindes e lanche

UBS da região Norte realizam ações alusivas ao setembro amarelo

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando ações alusivas ao setembro amarelo, mês de conscientização sobre a valorização da vida. Na última sexta-feira (03), as unidades da Santa Maria da Codipi e Parque Wall Ferraz, na zona Norte da capital, promoveram atividades junto aos usuários e profissionais de saúde.

A UBS Parque Wall Ferraz promoveu dois momentos junto à população em geral, principalmente aqueles que durante a pandemia passaram por problemas de ansiedade e outros problemas. “Observamos um aumento nas demandas de saúde mental durante este período, e pensando nisso nossa equipe fez uma triagem dos usuários para dar uma atenção especial”, conta a chefe do SAME da unidade, Glaucia Rodrigues.

A programação contou com palestra sobre suicídio, ansiedade e psicotrópicos, momento de atividade física, auriculoterapia e relaxamento, com entrega de brindes e lanche. Os profissionais de saúde deram orientações sobre como reconhecer e tratar a ansiedade, e identificar pessoas com tendência ao suicido, além de como ter acesso aos principais serviços voltados ao tema, como o Provida, os CAPS (Centro de Atenção Psicossicial) e o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Já a UBS da Santa Maria da Codipi fez uma ação voltada aos servidores, com palestra do médico Joao Vitor Lopes Amorim. A coordenadora da unidade, Darllyana Mendes, conta que a ideia veio como uma forma de cuidar dos profissionais que estiveram por cerca de um ano e meio atendendo exclusivamente pacientes de Covid-19, período em que a UBS esteve voltada às síndromes gripais. “Diante do contexto da pandemia, percebeu-se que muitos profissionais que trabalhavam na linha de frente acabaram desenvolvendo crises de ansiedade, crises de pânico, depressão. Por isso pensou-se na atenção de cuidado desses profissionais, dando um maior suporte de apoio, onde envolvem suas preocupações, no sentido de superar os seus medos e angústias”, relata Darllyana.

A coordenadora regional Norte da FMS, Gardene Lacerda, conta que nos próximos dias outras UBS da área farão suas próprias ações, de forma a conscientizar a população sobre a importância do setembro amarelo é – mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a valorização a vida. “É uma campanha de grande importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes pode ser evitado”, diz a coordenadora.

Fonte: FMS
ubs programção amarelo Setembro fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4189/ubs-da-regiao-norte-realizam-acoes-alusivas-ao-setembro-amarelo