AMAMENTAÇÃO

Oficina sobre amamentação e alimentação saudável chega à UBS Nossa Senhora da Guia

Na manhã de hoje (09), a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia (zona Leste) está recebendo uma oficina para todos os seus profissionais da Estratégia Saúde da Família. Durante este dia, o atendimento à população está temporariamente suspenso, voltando à normalidade amanhã (10).

O tema da oficina é amamentação e alimentação complementar para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade faz parte da “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, do Ministério da Saúde.

Os profissionais serão orientados também sobre a ficha de marcador de consumo alimentar, instrumento por meio do qual eles acompanham a alimentação e orientam os pais de crianças nessa faixa etária. “A orientação é estimular a alimentação saudável, tanto a amamentação – o mais recomendável – até os primeiros alimentos a serem dados”, explica Theonas Gomes, da Gerência de Ações Programáticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Uma outra capacitação está agendada para ocorrer na UBS do bairro Taquari, zona Leste da capital, no dia 14. “Isso tudo é muito bom para as famílias acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família, pois as crianças, tendo uma alimentação saudável, adoecerão menos”, conta Theonas Gomes. “Sem falar que o sobrepeso será evitado, assim como a obesidade infantil. Os profissionais também saem com saldo positivo das ações, pois se sentem mais estimulados em seu trabalho cotidiano”, completa ela.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, lançada em 2012, é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Rede Cegonha.

fms alimentação saudável amamentação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/418/oficina-sobre-amamentacao-e-alimentacao-saudavel-chega-a-ubs-nossa-senhora-da-guia