HUT realiza 1º simpósio de suporte nutricional avançado

O HUT desenvolve ações avançadas em suporte nutricional que reduzem a morbidade e otimiza a recuperação do paciente

HUT realiza 1º simpósio de suporte nutricional avançado

Apesar dos avanços nas últimas décadas, a desnutrição continua sendo comum em pacientes hospitalizados, com prevalência variando entre 30% e 65% nos diferentes estudos, revelam dados da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Para que haja a devida atenção do paciente hospitalizado no tratamento da desnutrição hospitalar, a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital de Urgência de Teresina, Prof. Zenon Rocha (HUT) realiza nos dias 30 de Junho e 01 de Julho de 2021 o 1º Simpósio de Suporte Nutricional Enteral e Parenteral (SISNEP).

O evento tem como objetivo a atualização na nutrição hospitalar focado na terapia nutricional enteral e parenteral, direcionado aos profissionais do HUT, demais unidades de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e profissionais interessados.

O Simpósio iniciou às 8 horas e vai até às 17 horas com palestras e mesas redondas com profissionais de vasta experiência na área acerca de temas relacionados à importância da terapia nutricional hospitalar no restabelecimento do paciente. Realizado no auditório da Uninassau (Campus Redenção), oferecendo um espaço amplo seguindo os protocolos sanitários para acomodar os mais de 100 inscritos com segurança e conforto.

O Nutrólogo e Coordenador da EMTN, Dr. Carlos Henrique Ferreira, explica que a terapia nutricional de alta complexidade corresponde ao conjunto de  procedimentos terapêuticos que visam à manutenção ou recuperação do estado nutricional por meio da nutrição enteral ou parenteral, sendo realizada em pacientes  incapazes de satisfazer adequadamente suas necessidades nutricionais e metabólicas.

“O HUT hoje é uma referência não só para a rede de saúde do município, mas para todo o Estado desenvolvendo um conjunto de ações avançadas em suporte nutricional que reduzem a morbidade e otimiza a recuperação do paciente”, destacou.

Para Fábio Marcos, diretor geral do Hospital, eventos científicos de qualidade como o SISNEP são muito importantes para que haja trocas de experiências entre os profissionais e assim se mantenham sempre atualizados e capacitados. “Nosso objetivo principal é reciclar conhecimentos e junto com toda rede de saúde do município padronizar nossos protocolos para que sirvam de exemplo e ajude para uma recuperação mais rápida dos pacientes do SUS”, disse.

Participaram da abertura várias autoridades de saúde como o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, Dra. Fátima Garcez da Diretoria de Assistência Especializada da FMS e a diretoria geral e clínica do HUT, médicos Fábio Marcos e Hormone Rodrigues.

O 1º SISNEP do HUT é gratuito, acontece em dois dias: hoje (30) em formato presencial e amanhã (01) através da plataforma virtual Zoom, as inscrições estão encerradas e contou com o apoio da Uninassau (Redenção), Nestlé, Alfa Médico Hospitalar, TecniQuímica Distribuidora e RC Cursos e Aperfeiçoamentos.

Fonte: HUT
hospitalar nutrição simposio Teresina hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4053/hut-realiza-1-simposio-de-suporte-nutricional-avancado