NOVO SISTEMA

PMT implanta sistema para agilizar resultados do Laboratório Raul Bacelar

PMT implanta sistema para agilizar resultados do Laboratório Raul Bacelar

Com o intuito de garantir agilidade na entrega dos resultados de exames do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está implantando um Sistema de Informação Laboratorial de atendimento ágil.

O novo sistema dispõe de uma ferramenta que disponibiliza de forma segura através da tecnologia em nuvem os resultados para os técnicos, pacientes e médicos. Será possível também através do sistema creditar o paciente para coleta, registrar de forma fácil o colhedor da amostra e emitir estatísticas de falhas de coletas para capacitação dos colhedores e redução de problemas.

“Com esse novo sistema teremos um ganho em agilidade de todo o processo de coleta, cadastro, análise e, principalmente, dos resultados. Atualmente trabalhamos com a replicagem de dados com 26 Unidades, sendo dez hospitalares e 16 Unidades Básicas de Saúde. Por meio do sistema de nuvem todas as mais de 90 Unidades Básicas de Saúde e unidades hospitalares estarão cadastradas e os resultados serão online”, explica Symonara Medeiros, gerente técnica do Laboratório Raul Bacelar.

A rotina de funcionamento do laboratório é contínua. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) mantém um profissional chamado coletador. Na parte da manhã, esse profissional realiza o cadastro e coleta das amostras dos pacientes da atenção básica. Carros de apoio passam todos os dias para recolher o material em bolsas térmicas, que são encaminhadas ao laboratório para triagem e distribuídas nos setores específicos. Atualmente os resultados são registrados e devolvidos aos locais de coleta para serem entregues aos usuários em um prazo de cinco dias.

“Com o novo sistema essa tempo irá diminuir consideravelmente, pois será mais dinâmico o processo, já que será tudo informatizado, bastando a Unidade contar com um computador e internet. A nossa pretensão é que o resultado dos exames seja entregue no prazo máximo de dois dias. Outro benefício  do sistema é que permitirá que o médico tenha à sua disposição todo o histórico do paciente”, destaca a gerente técnica.

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar realiza uma média de 150 mil exames por mês. O local é responsável por fazer a coleta e análise de mais de 100 tipos de exames para as unidades de saúde do município. Com a implantação do novo sistema a FMS pretende aumentar a agilidade na rotina de exames do Raul Bacelar.

“Sabemos que a tendência é um aumento da demanda ao longo dos tempos, tendo em vista que temos ampliado a oferta de serviços de saúde com a inauguração de novas Unidades Básicas de Saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento. E quanto mais rápido receber o resultado dos exames, mais eficientes serão as ações de saúde no combate a diversas doenças. Daí a importância de estarmos implantando esse novo sistema. Estamos na fase de implantação e capacitação dos servidores para a operacionalização do sistema. No prazo máximo de dois meses o sistema estará em pleno funcionamento”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.

O quadro funcional do laboratório conta com bioquímicos, técnicos e auxiliares de administração, entre outros profissionais, que realizam análises nas áreas de hematologia, bioquímica, hormônios, imunologia básica, fezes, urina e aqueles voltados à detecção de tuberculose e o monitoramento de plaquetas para agilizar o tratamento da dengue.

fms Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar Prefeitura de Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/405/pmt-implanta-sistema-para-agilizar-resultados-do-laboratorio-raul-bacelar