VACINAÇÃO COVID

Indígenas guajajara tomam segunda dose da vacina Covid-19

A ação cumpre mais uma etapa do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

Indígenas guajajara tomam segunda dose da vacina Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) aplicou hoje, 24, as segundas doses das vacinas contra a Covid-19 nos índios da Aldeia Ukair. A ação conclui a imunização dos indígenas aldeados em Teresina. Os indígenas da etnia Guajajara receberam a vacina do laboratório Astrazeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta a importância do cumprimento do calendário para que todos os grupos prioritários sejam contemplados. A FMS segue o calendário da vacinação do Ministério da Saúde, no qual os indígenas que moram em aldeias entraram como um dos grupos que devem receber a vacina”, disse o gestor.

“São doses de esperança”. Foi com essas palavras que Aliã Wamiri definiu a vacinação contra a Covid-19 para os índios da Aldeia Ukair, em Teresina. Para ela, a ação representa uma vitória e reconhecimento da população indígena da capital. “Não paramos de trabalhar na pandemia e temos que agradecer pela sensibilidade”, disse a representante.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4044/indigenas-guajajara-tomam-segunda-dose-da-vacina-covid-19