SAÚDE MENTAL

FMS aumenta acesso ao atendimento psiquiátrico na rede ambulatorial

Para ter acesso ao serviço a população precisa primeiro ser atendida em uma Unidade Básica de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina conta a partir de agora com seis unidades de saúde com atendimento ambulatorial em psiquiatria: Hospital do Dirceu, Hospital do Parque Piauí, Hospital do Promorar, Hospital Lineu Araújo, Hospital do Satélite, Hospital da Primavera. De janeiro a maio de 2021, a FMS realizou 1.024 atendimentos psiquiátricos e 2.261 atendimentos psicológicos na rede.

Para ter acesso ao serviço a população precisa primeiro ser atendida em uma Unidade Básica de Saúde, pelo médico da família, que encaminhará a demanda para o setor de marcação de consultas da unidade. Frente a um cenário de pandemia, os profissionais de saúde se preocupam que uma epidemia paralela afete a saúde mental da população brasileira.

“Os sete Centros de Atenção Psicossocial também estão aptos a fazerem os devidos encaminhamentos para atendimentos psiquiátricos na rede ambulatorial para aqueles pacientes que não tem perfil de CAPS. Pois os CAPS atendem pacientes com transtorno mental grave e persistente, já a rede ambulatorial atende casos de transtorno mental moderado”, explica Isabel Karine, gerente de saúde mental da capital.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo. E, para profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho - um impulsor - de transtornos de humor.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4028/fms-aumenta-acesso-ao-atendimento-psiquiatrico-na-rede-ambulatorial