SAÚDE MENTAL

Ação insere usuários dos CAPS no mercado de trabalho

A ação é realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA)

Pessoas com transtorno psicossocial são plenamente capacitadas para trabalhar e ter uma vida produtiva. Pensando nisso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), está promovendo uma ação para seus usuários em prol desse processo de ressocialização no mercado de trabalho.  

Como explica o coordenador do CAPS Sudeste, Yago Arêa, a iniciativa é voltada para os usuários que desejam conseguir um emprego formal, que são viabilizados junto às empresas por meio das cotas para deficientes. “Alguns departamentos têm disponibilidade nessas vagas como supermercados, lojas de atacado e varejo. O CAPS sudeste abraçou essa causa juntamente com a FMS e a ASA em prol dessas pessoas”, disse o coordenador.

Ele ressalta que os benefícios de uma vida produtiva estão em uma melhor qualidade de vida, que se reflete diretamente no bem-estar do corpo e mente. “O nosso trabalho também é buscar mecanismos para fazer com que essas pessoas possam entrar no mercado de trabalho, ressocializar e se sentir parte da sociedade”, afirma Yago Arêa.

Legislação garante direitos

De acordo com a Lei de número 8213/91, também conhecida como Lei de Cotas, toda empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

A partir de 2006, a deficiência psicossocial, também chamada de "deficiência psiquiátrica" ou "deficiência por saúde mental", foi enquadrada no rol de deficiências pela Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), adotada na Assembleia Geral da ONU. No Brasil, a deficiência psicossocial passou a valer quando o Congresso nacional ratificou, com equivalência de emenda constitucional, a citada convenção da ONU através do decreto legislativo 186, de 09/07/08, e a promulgou através do decreto 6.949, de 25/08/09.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3969/acao-insere-usuarios-dos-caps-no-mercado-de-trabalho