CAMPANHA

Maternidades municipais desenvolvem campanha de doação de leite humano

Maternidades municipais desenvolvem campanha de doação de leite humano

A campanha desenvolvida tem como tema “A pandemia trouxe mudança, sua doação traz esperança”. Na maternidade do bairro Buenos Aires, zona Norte, tem a participação de diversos profissionais e segue até o final do mês, em redes sociais. A campanha está sendo realizadas em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano comemorado na última quarta-feira (19).

Nas três maternidades da rede municipal de Teresina funcionam postos de coleta de leite humano e este ano já foi verificado aumento das doações em relação ao ano passado, quando iniciou a pandemia da Covid-19.

A nutricionista do posto de coleta da Maternidade do bairro Buenos Aires, Edna Lima, explica que a finalidade dessa campanha é aumentar as doações e sensibilizar as mães para a amamentação. “Informamos as mães sobre os benefícios da amamentação para o recém-nascido e a importância de fazer a doação para o posto de coleta”, diz.

Nos três postos de coleta que funcionam nas Maternidades do Dirceu, Satélite e Buenos Aires são desenvolvidas ações rotineiramente junto às mães. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

A nutricionista Luciana Ribeiro, da Maternidade do Satélite, diz que já melhorou a quantidade de doação este ano. “No início da pandemia houve uma grande redução da quantidade de leite doado, mas já melhorou nos últimos meses”, diz.

A diretora da Maternidade Wall Ferraz, bairro Dirceu, Liege Ribeiro, explica que o leite doado é destinado aos bebês prematuros ou de baixo peso internados nas unidades neonatais. Ela destaca que as mães recebem orientações quanto ao aleitamento.

Na maternidade funciona o consultório de aleitamento materno onde são realizados atendimentos com as mães aptas e com boa produção de leite para se tornarem futuras doadoras. São realizados trabalhos educativos com as pacientes de pré-natal, dadas orientações para a coleta, armazenamento e entrega do leite humano que é recebido de doação e encaminhado para o Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa, que faz a distribuição do material para as maternidades municipais.

Leite materno

Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação em casos de doença, fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Qualquer quantidade de leite pode ajudar. 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso.

Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas unidades neonatais.

Fonte: FMS
leite coleta posto doação aleitamento campanha fms Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3965/maternidades-municipais-desenvolvem-campanha-de-doacao-de-leite-humano