GESTÃO PÚBLICA

Ouvidoria da FMS é selecionada para participar da acreditação institucional do Ministério da Saúde

Conforme convite realizado pelo Ministério da Saúde (OUV-SUS/DINTEG/MS), a Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi selecionada para participar da acreditação institucional em curso no âmbito do acordo de cooperação TED-19 Projeto “Implantação de Sistema Nacional de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS”. Parceria entre DCS/ENSP/Fiocruz e OUVSUS/DINTEG/MS.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. “A Ouvidoria da FMS é um importante instrumento de Gestão Pública no município de Teresina. Ser reconhecida e acreditada pelo Ministério da Saúde, através da Ouvidoria do SUS Nacional, torna a instituição inovadora na Gestão do SUS e na participação social em saúde”, comenta o ouvidor Fábio Gonçalves.

A acreditação constitui-se numa oportunidade da ouvidoria refletir sobre seu processo de trabalho e potencializá-lo numa experiência de gestão coletiva, tornando seus resultados mais consistentes ao percorrer um caminho de qualidade em suas ações traçado pela própria ouvidoria.

A realização do processo de acreditação ocorre no âmbito da fase atual do projeto, que se configura na experimentação/criação de uma Agência Acreditadora, base para a consolidação de um Sistema Nacional de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS em fase de implantação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3964/ouvidoria-da-fms-e-selecionada-para-participar-da-acreditacao-institucional-do-ministerio-da-saude