MATERNIDADE

FMS instala tanques de nitrogênio e misturador na Maternidade do Dirceu

FMS instala tanques de nitrogênio e misturador na Maternidade do Dirceu

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está instalando um tanque de nitrogênio e um misturador de gases na Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), bairro Dirceu, zona Sudeste. Com esses equipamentos é possível atender melhor os recém nascidos na UTI neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários com oxigênio de modo mais seguro e eficaz.

A diretora da Maternidade Wall Ferraz, Liège Ribeiro Soares de Sampaio, explica que o misturador entra em funcionamento nos próximos dias. “Esse equipamento junta o nitrogênio e oxigênio 100% puros, mistura e por uma canalização chega ao paciente. Esse novo sistema vai funcionar nos próximos dias atendendo as normas regulamentadoras e resulta no modo mais seguro e eficaz para melhorar a qualidade do atendimento”, destaca.

O antigo sistema funcionava com um compressor que era ligado 24h na rede elétrica e necessitava de refrigeração. Pegava o ar do ambiente e fazia a mistura de gases, necessitava de manutenção preventiva para limpeza de filtros para melhor qualidade do oxigênio.

O engenheiro clínico, Carlos Eduardo Silva Costa, explica que esse novo sistema com o misturador, que é eficiente e mais seguro, também reduz custos. “Com o uso antigo dos cilindros é necessário fazer o enchimento após o uso e essa forma torna o gás mais caro”, justifica.

A Maternidade Municipal Professor Wall Ferraz, funciona 24 horas para atendimento em urgências obstétricas e neonatal. Possui uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) com 07 leitos e uma Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINco) com 05 leitos.

Fonte: FMS
misturador gases dirceu ferraz wall maternidade Teresina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3920/fms-instala-tanques-de-nitrogenio-e-misturador-na-maternidade-do-dirceu