Idosos

Unidades Básicas de Saúde promovem atividades em alusão ao Dia do Idoso

Data é dedicada a refletir sobre a situação na sociedade atual de pessoas na terceira idade

O Brasil celebra amanhã (01) o Dia do Idoso, data dedicada para refletir sobre a situação na sociedade atual daqueles que se encontram na terceira idade. Em alusão à data, as Unidades Básicas de Saúde de Teresina estão realizando uma série de atividades voltadas à saúde nesta faixa etária.

A ação da UBS Nova Teresina iniciou hoje (30) com uma roda de conversa com os idosos da região, promovida por um grupo de geriatras. “Cuidados em saúde e principais problemas referentes à terceira idade foram o tema da conversa, que contou ainda com a oferta de um café da manhã saudável”, conta Adriana Valadares, diretora regional de saúde Centro/Norte da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Já amanhã (01) a atividade se desloca para o espaço Cangaia, a partir das 8h. Haverá uma palestra com um fisioterapeuta e os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão medindo pressão arterial e glicemia. O encerramento da programação será na próxima sexta (02), quando os idosos do bairro Nova Teresina serão levados para o Parque Potycabana, a partir das 7h. Lá eles participarão da atividade de ginástica com os educadores físicos do parque.

Palestras e lanches saudáveis também estão na programação das UBS dos bairros Porto Alegre e Sacy, na zona Sul da capital. As atividades ocorrem amanhã (01) e depois de amanhã (02) respectivamente, e contarão com a participação dos grupos de idosos dos bairros e as equipes ESF que atuam na região.

No 1º dia do mês de outubro é celebrado o Dia do Idoso no Brasil. A data foi escolhida em função da aprovação da Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso no país. O objetivo é refletir sobre a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria e outras questões pertinentes à sua situação na sociedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica cronologicamente como idosos pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos em países em desenvolvimento. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, segundo dados da OMS, com aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

“Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social e qualidade de vida, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, praticando atividades produtivas e adquirindo novas experiências. E nas Unidades de Saúde de Teresina promovemos a integração dos idosos que acompanhamos com a promoção de atividades voltadas para a qualidade de vida desse público”, destaca Adriana Valadares.

idosos ubs

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/39/unidades-basicas-de-saude-promovem-atividades-em-alusao-ao-dia-do-idoso