VACINAÇÃO COVID

FMS contou com 120 profissionais para executar vacina de domingo (11)

Esse número é superior nos dias da semana quando o atendimento também é feito nas UBS

FMS contou com 120 profissionais para executar vacina de domingo (11)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) executa em Teresina todas as campanhas de vacinação. No caso da vacina contra a Covid-19, somente no último domingo (11), foram cerca de 120 pessoas trabalhando nos 10 postos de drive-thru. São coordenadores, supervisores, pessoal de apoio administrativo, motoristas e na rede de frio, onde as vacinas são armazenadas foram 3 técnicos especializados. Esse número é superior nos dias da semana quando o atendimento também é feito nas Unidades Básicas de Saúde e outros pontos de vacinação.

Com esse serviço foram vacinados 4.100 pessoas na faixa etária de 67 anos e mais. Esses dados preliminares são feitos pelo levantamento por frascos após o encerramento da vacinação, porque os dados registrados pelo Ministério da Saúde são divulgados em 24 horas pelo relatório do SI-PNI.

O trabalho envolve vários profissionais na logística, desde a retirada das câmaras frias até a aplicação. A diretora de Vigilância Sanitária da FMS, Amariles Borba, destaca as etapas nesse procedimento das vacinas contra a Covid-19. “É um trabalho planejado com todos os detalhes, porque vacina é um produto que deve ser mantido a qualidade para ter eficácia”, diz.

A diretora enumera os procedimentos específicos:

1) São conferidas as temperaturas de todas as geladeiras e anotadas em um mapa de temperatura, contendo as temperaturas de momento, a máxima e a mínima. Isto deve ser realizado antes que se abra a geladeira.

2) É feita a ambientação e temperatura dos gelox (substitui o gelo comum com vantagens: permanece mais tempo congelado, é reutilizável).

3) A responsável por cada ponto de vacinação informa a quantidade de doses que necessita.

4) É feito lançamento da saída de doses no sistema de controle e em livro de protocolo e no final do expediente é feita a prestação de contas dos frascos vazios.

5) O responsável pela vacinação também leva uma quantidade de seringas de acordo com o número de doses.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3881/fms-contou-com-120-profissionais-para-executar-vacina-de-domingo-11