VACINAÇÃO COVID

30 indígenas guajajara são vacinados contra a Covid-19 em Teresina

30 indígenas guajajara são vacinados contra a Covid-19 em Teresina

“Uma dose de esperança”. Foi com essas palavras que Aliã Wamiri definiu a vacina contra a Covid-19, administrada na tarde desta segunda-feira (05) para os índios da Aldeia Ukair, em Teresina. A ação cumpre mais uma etapa do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que inclui indígenas aldeados como grupo prioritário para receber o imunizante.

A equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela aplicação das vacinas no município, imunizou cerca de 30 indígenas da etnia Guajajara residentes na capital. Eles receberam a vacina do laboratório Astrazeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford. De acordo com as especificidades do produto, a segunda dose será administrada após três meses da aplicação da primeira.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, esteve no local e ressaltou a importância do cumprimento do calendário para que todos os grupos prioritários sejam contemplados. “A FMS segue o calendário da vacinação do Ministério da Saúde, no qual os indígenas que moram em aldeias entraram como um dos grupos que devem receber a vacina, e estamos aqui hoje garantindo esse direito”, disse o gestor.

Para Aliã Wamiri, a ação representa uma vitória e reconhecimento da população indígena da capital. “Não paramos de trabalhar na pandemia e temos que agradecer pela sensibilidade”, disse a representante.

Fonte: FMS
guajajara indios Covid vacina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3869/30-indigenas-guajajara-sao-vacinados-contra-a-covid-19-em-teresina