VACINAÇÃO

Forças de segurança e acamados recebem vacinação contra COVID

A estratégia de vacinação está sendo definida junto às instituições para iniciar imediatamente

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está dando continuidade à vacinação contra a Covid-19 em Teresina com a adição de um novo grupo: os trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas. A estratégia de vacinação está sendo definida hoje (05) junto às instituições para iniciar imediatamente.

A FMS esclarece que não houve paralisação da vacinação em nenhum dia da semana. “Após o último drive thru realizado na última quinta-feira (01), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguiram realizando a vacinação das pessoas que agendaram no site da FMS. Além disso, no domingo foi realizada a vacinação dos venezuelanos nos abrigos”, disse o presidente Gilberto Albuquerque. Ele esclarece que este grupo foi incluído por serem considerados indígenas, priorizado pelo Ministério da Saúde.

Na tarde de hoje (05) será feita a vacinação dos integrantes das forças armadas, dando prioridade aos militares da linha de frente, que lidam diretamente com as ruas. Além disso, serão vacinados hoje (05) 30 indígenas da etnia Guajajara, na comunidade Ukair em Teresina.

De acordo com o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), o lote recebido neste fim de semana deverá ser reservado para a segunda dose dos idosos de 70 a 79 anos e dos profissionais de saúde de acordo com a data de recebimento da primeira dose. “Não foi possível incluir um novo grupo de idosos porque recebemos apenas 337 doses para o público de 60 a 67 anos, estimado em 46.200 pessoas. Por isso, vamos direcionar as vacinas para os acamados desta faixa etária”, diz o presidente da FMS.

Assim, na próxima sexta-feira (09), será administrada a segunda dose para os idosos de 79 e 80 anos de idade. “Seguiremos o mesmo formato de drive thru já adotado nas etapas anteriores, sendo o grupo de 80 anos pela manhã e 79 pela tarde”, diz o gestor. Até essa data, as equipes de saúde estão sendo direcionadas para reforçar a vacinação dos acamados, e assim adiantar o cronograma para este público.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3867/forcas-de-seguranca-e-acamados-recebem-vacinacao-contra-covid