BOLETIM

FMS diagnostica 218 novos casos de Covid-19 na segunda-feira (22)

Mais 218 casos de Covid-19 foram diagnosticados em Teresina nesta segunda-feira (22). A capital acumula 60.715 casos da doença desde o início da pandemia, dos quais 1.326 vieram a óbito. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que monitora os números diariamente.

As mortes registradas ocorreram no fim de semana, duas no sábado (20) e uma no domingo (21). Os três pacientes eram do sexo masculino, com idades entre 47 e 88 anos, e não tinham comorbidades. Eles residiam nos bairros Tancredo Neves (zona Sudeste), Promorar (zona Sul) e Povoado Chapadinha (zona Rural).

Foram registradas ainda 50.021 pacientes considerados recuperados da Covid-19. É considerado recuperado o paciente que teve alta hospitalar como também aquele com alguma forma mais leve da doença que fez o tratamento em casa. “Após cumprimento de 14 dias de isolamento, essas pessoas tiveram melhora do quadro clínico de saúde”, afirma Wesllany Santana, do Centro de Operações em Emergência (COE), informando que o número de recuperados na cidade é ainda maior e está sendo atualizado diariamente no sistema.

Diante do aumento nas taxas de ocupação de leitos em Teresina e no Piauí, a FMS reforça a importância dos cuidados que a população deve tomar para evitar a transmissão do novo coronavírus: distanciamento social, evitar aglomerações, uso de máscara e álcool em gel. “Essas condutas são recomendadas pelo Ministério da Saúde, considerando que a transmissão da Covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou por meio de objetos ou superfícies contaminadas”, alerta a médica infectologista da FMS Amparo Salmito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3794/fms-diagnostica-218-novos-casos-de-covid-19-na-segunda-feira-22