BOLETIM COVID

Painel epidemiológico notifica duas mortes por Covid no final de semana

As pessoas devem manter os cuidados preventivos com uso constante de máscara

Teresina notificou 630 novos casos e duas mortes por Covid-19 durante o final de semana. De acordo com o painel epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que monitora diariamente a evolução da doença na capital, desde o início da pandemia já foram registrados 60.497 casos, 1.323 mortes e 50.021 pessoas recuperadas.

Os novos óbitos foram de duas pacientes do sexo feminino, com 67 e 89 anos. Elas tinham doenças pré-existentes como hipertensão arterial, diabetes, Alzheimer, tabagismo e etilismo. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, fala que é provável que Teresina tenha um novo pico de Covid-19. “Não devemos chegar na situação vivida por Manaus e outras cidades turísticas que tem fluxo grande de pessoas. Como Teresina não tem força turística, não tem força de disseminação tão rápido. Mas teremos sim outro pico e sentiremos a pressão no sistema de saúde”.

As pessoas devem manter os cuidados preventivos com uso constante de máscara, distanciamento social, lavagem constante das mãos e evitar aglomerações. Segundo o painel de monitoramento Covid-19 em Teresina, atualmente são disponibilizados 168 leitos UTI Covid. Dos quais 150 estão ocupados. São 52,17% da maior quantidade de leitos (322) que foram disponibilizados em 09/07/2020. No período de 01/05/20 a 19/02/21 a taxa de ocupação média desses leitos é de 66,75%, sendo que a taxa de ocupação atual é de 89,29%. Verifica-se um crescimento forte de 53,19% neste indicador comparando-se o valor calculado atual (89,29%) com o valor calculado há 14 dias (58,29%).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3791/painel-epidemiologico-notifica-duas-mortes-por-covid-no-final-de-semana