AJUDA

Equipes do SAMU realizam com sucesso transporte de 14 pacientes vindos de Manaus

Na operação de recebimento dos pacientes estiveram envolvidas 10 ambulâncias

Desembarcaram na madrugada desta segunda-feira, 25 de janeiro, 14 novos pacientes vindos de Manaus com Covid-19, no Aeroporto Petrônio Portella. As equipes do SAMU Teresina, com ajuda do SAMU Estadual, receberam os pacientes e os encaminharam para a Hospital Universitário (HU). São 3 mulheres e 11 homens com idades entre 31 e 70 anos.

Na operação de recebimento dos pacientes estiveram envolvidas 10 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, três de suporte intermediário e cinco de suporte básico. “Nossa responsabilidade foi organizar toda a logística de recebimento dos pacientes. Ambulâncias, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. Fizemos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, disse Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Esta é a segunda vez que Teresina recebe pacientes de Manaus, que vive um colapso na saúde pública por desabastecimento de oxigênio nos hospitais. A cidade de Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3734/equipes-do-samu-realizam-com-sucesso-transporte-de-14-pacientes-vindos-de-manaus