SAÚDE DO HOMEM

FMS irá realizar o Dia D da Saúde do Homem neste final de semana em Teresina

FMS irá realizar o Dia D da Saúde do Homem neste final de semana em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá promover o Dia D da Saúde do Homem  neste final de semana (21 e 22 de novembro), das 7h às 19h, em 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa faz parte da Campanha Novembro Azul, que pretende alertar os homens para os cuidados com a saúde. Entre as atividades, destacam-se a oferta de teste rápido para sífilis, HIV e hepatite, avaliação médica e solicitação de exames, inclusive para detectar câncer de próstata nos grupos de risco.

O Dia D da Saúde do Homem irá ocorrer nas UBS dos bairros Mafrense e Parque Brasil (zona norte), Porto Alegre e Portal da Alegria (sul), Renascença (sudeste) e Santa Isabel (leste). Nesses locais, haverá também disponibilização de vacinas aos homens; verificação de peso e altura; orientação sobre planejamento reprodutivo, pré-natal do pai, câncer de próstata, pênis e boca. No consultório, os médicos irão avaliar o quadro de saúde, observando se há sintomas de doenças urinárias, fimose e ferimentos no pênis.

O diretor da Atenção Básica, Kledson Batista, explica ainda que integram o grupo de risco para câncer de próstata pessoas com idade superior a 50 anos ou com familiar de 1º grau que tenha a doença. “Nesses casos, os médicos irão solicitar os exames PSA total e sumário de urina. Se houver necessidade, eles serão direcionados para atenção especializada. A equipe utilizará também a telemedicina, na qual médico da UBS entrará em contato, via sistema online, com médico urologista, para agilizar o atendimento”.

“Solicitamos que os homens participem dessa programação. É um movimento para identificar e tratar doenças, estimular hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida desse público. É importante ressaltar que a FMS garante atenção integral à saúde do homem em todas as suas fases de vida e atua na prevenção, promoção e tratamento à saúde por meio de hospitais e UBS, no decorrer do ano”, finaliza o presidente da FMS, Manoel de Moura.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3670/fms-ira-realizar-o-dia-d-da-saude-do-homem-neste-final-de-semana-em-teresina