SELEÇÃO

Teresina tem projetos aprovados na primeira etapa da Mostra Virtual Brasil Aqui tem SUS 2020

Um total de sete trabalhos de autoria de profissionais de saúde da rede municipal de Teresina foram aprovados na primeira etapa da seleção para a Mostra Virtual Brasil Aqui tem SUS – enfrentamento à Covid-19, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Dos sete trabalhos, quatro são de autoria da Unidade Básica de Saúde João Cirilo, na comunidade Boa Hora. São eles: "Busca ativa e testagem dos contatos intradomiciliares de positivos e sintomáticos de Covid-19 em uma UBS da zona Rural de Teresina-Piauí", de autoria da enfermeira Lívia Viana; "Busca ativa de condicionalidades do Bolsa Família em tempos de Covid-19: cooperação entre Saúde e Educação na zona Rural de Teresina-Piauí", de autoria da agente de saúde Carla Costa; “Estratégias alternativas de comunicação e educação em saúde sobre covid-19 para população de uma Unidade Básica de Saúde da zona Rural de Teresina, Piauí”, de autoria da médica Maria Laura Monteiro”; “Utilização de terapias integrativas e complementares em profissionais da atenção primária à saúde em uma Unidade Básica de Saúde da zona Rural de Teresina, Piauí”, de autoria da agente de saúde Jessica Andrade.

Foi aprovado ainda o projeto intitulado “Caracterização dos atendimentos à covid-19 em uma Unidade de Pronto Atendimento de Teresina, Piauí”, de autoria de Thamara Carvalho, diretora da UPA Renascença; “E-book educativo alimentação e a covid-19”, de Aurilene soares; e “Projeto de assistência: saúde na Unidade Básica de Saúde nome”, de Larissa Rodrigues. No total, 398 trabalhos foram inscritos na plataforma virtual do CONASEMS, dos quais 190 foram selecionados pelos COSEMS dos seus respectivos estados.

“Os trabalhos narram as experiências vivenciadas nos municípios para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus”, explica a enfermeira da UBS Boa Hora Lívia Viana. A próxima etapa é passar por um grupo de 90 avaliadores, a maioria colaborador de outras Mostras, que irão escolher cinco experiências de destaque, cada uma representando uma região da federação, para participar da Live de Abertura da Mostra. Ao todo, serão realizadas sete lives durante o Congresso, com o objetivo de promover um debate mais aprofundado sobre as experiências, sempre com a participação de um mediador e um comentarista.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3639/teresina-tem-projetos-aprovados-na-primeira-etapa-da-mostra-virtual-brasil-aqui-tem-sus-2020