BOLETIM COVID

Painel da FMS notifica 14 mortes por Covid-19 neste domingo (09)

Teresina registrou 26 novos casos de Covid-19 neste domingo (09), além de 14 mortes. É o que revela o boletim do Painel Epidemiológico elaborado diariamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desde o início da pandemia, a capital registrou um total 19.816 casos e 786 mortes em decorrência da doença.

Dos novos óbitos notificados, três ocorrerem ontem (09), seis no dia 8 de agosto, um no dia 7 de agost, um no dia 5 de agosto, um no dia 3 de agosto, um no dia 2 de agosto e um no dia 19 de julho. Foram seis homens e oito mulheres, com idades entre 52 e 91 anos. Nove pacientes tinham comorbidades, como Lupus, obesidade, diabetes, hipertensão e doença neurológica.

“Lamentamos essas perdas. Essas vítimas tinham família, amigos, eram o amor de alguém. Desde o começo da pandemia, a FMS tem adotado várias medidas para conter a proliferação do vírus, porque todas as vidas são importantes, mas é preciso contribuição da população para seguir as recomendações de higiene e de isolamento”, ressalta o médico infectologista Walfrido Salmito.

O isolamento social é uma das principais ferramentas para contenção do novo Cornavírus. O índice de isolamento social voltou a subir em Teresina, registrando 48,6% neste sábado (08), o que colocou a cidade em primeiro lugar no ranking das capitais. A segunda colocada foi Rio Branco, com 42,63%, uma diferença de aproximadamente seis pontos a menos. A taxa de ontem em Teresina também se manteve no mesmo patamar em comparação ao sábado anterior, onde se registrou 49,2%.

O isolamento social havia sofrido baixa nos dias úteis desta semana, oscilando entre 37 e 41%, o que pode ser associado com o início da segunda etapa da Fase 2 de reabertura das atividades econômicas, onde voltaram a funcionar shoppings e centros comerciais, na última segunda-feira. Para aumentar os percentuais durante esse processo de retomada da economia, a Prefeitura tem aplicado nos finais de semana medidas restritivas mais rígidas para as atividades econômicas. Estão autorizados a funcionar apenas farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha, órgãos e profissionais de comunicação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3637/painel-da-fms-notifica-14-mortes-por-covid-19-neste-domingo-09