ZONA RURAL

UBS Boa Hora se une à educação e assistência social para acompanhamento infantil durante a pandemia

O objetivo do grupo é fazer o levantamento e a discussão da situação das crianças em relação aos aspectos de saúde e educação das crianças das comunidades assistidas

UBS Boa Hora se une à educação e assistência social para acompanhamento infantil durante a pandemia

A equipe Estratégia Saúde da Família 235, que atua na Unidade Básica de Saúde João Cirilo, no povoado Boa Hora, está participando do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) para a preservação das “Infâncias em tempos de Covid-19”, em parceria com a Escola Municipal Conselheiro Saraiva e 5º Conselho Tutelar.

O objetivo do grupo é fazer o levantamento e a discussão da situação das crianças em relação aos aspectos de saúde e educação das crianças das comunidades assistidas (Boa Hora, Santa Inês, Centro do Sítio, Assentamento Santo Antônio II, Mata Pasto) nesse tempo de pandemia, em que as atividades escolares estão suspensas. "Além do prejuízo acadêmico para os alunos também ocorreu a redução das atividades de acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família que era desenvolvida em parceria e no ambiente escolar", explica a enfermeira Lívia Viana, que atua na UBS João Cirilo.  

A partir de agora, o grupo vai implementar estratégias e somar esforços para minimizar as consequências das suspensões das aulas e facilitar a continuidade da educação para o alunado por meio da educação remota, especialmente para os mais vulneráveis e as comunidades desfavorecidas. As atuação da equipe de saúde será para facilitar a disseminação de informações e ampliar a adesão dos familiares às ações propostas pela Escola, bem como a redução das vulnerabilidades sociais por meio do 5º Conselho Tutelar.  

"Como ação intersetorial para o enfrentamento da pandemia elegemos fazer busca ativa para as condicionalidades do Bolsa Família com foco especial na Frequência Escolar. Estamos em permanente contato com a Escola para formular informativos para a população sobre a rotina das atividades escolares e recebemos da Escola a relação das famílias que não estão indo receber as tarefas das crianças e/ou estão com vacinas em atraso; em seguida fazemos busca ativa e educação em saúde dos faltosos por meio dos ACS", conta Lívia Viana. 

Com a parceria do 5º Conselho Tutelar também se vai trabalhar na educação e promoção em saúde com visitas às famílias e orientações sobre os cuidados essenciais com as crianças e avaliação do contexto familiar de cuidado, bem como o encaminhamento de demandas que geram maiores riscos à saúde dessas crianças em situação de vulnerabilidade. Outra decisão importante do GTI foi implementar como critério para o próximo período de matrículas escolares a necessidade de atualização das cadernetas vacinais das crianças e adolescentes. 

"Como foi identificado a baixa adesão das famílias associamos o acompanhamento escolar às obrigações do Bolsa Família nas áreas: Educação e Saúde. Além do aumento da busca das famílias por informações e adesão às tarefas propostas; também incentivamos que as famílias fiquem atentas, aproveitem esse tempo que estão em casa com seus filhos, utilizem esse tempo com qualidade, conversem, ensinem, orientem e cumpram com as obrigações sugeridas pelas condicionalidades do Bolsa Família", finaliza a enfermeira. 

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3626/ubs-boa-hora-se-une-a-educacao-e-assistencia-social-para-acompanhamento-infantil-durante-a-pandemia