PREVENÇÃO

UBS não-gripais contam com termômetro sem contato para aferição de temperatura dos usuários

A FMS toma medidas para garantir que a população procure as UBS em segurança

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está investindo na segurança das 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão atendendo demandas de saúde não relacionadas à Covid-19. Além das medidas de higienização, elas contam agora com termômetros sem contato para aferir a temperatura de todas as pessoas que vão a esses locais.

Os termômetros usam tecnologia de raios infravermelhos, que permitem aferição à distância dos pacientes. “O interessante nesse instrumento é a possibilidade de ver por som ou por cor se a pessoa está com febre: ele vai fazer um alerta sonoro e o display fica vermelho”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS. Caso seja detectada febre, a pessoa será encaminhada para uma das 26 UBS referência para síndromes gripais.

Ele garante que os pacientes podem comparecer normalmente às UBS para as demandas que devem ser atendidas independentemente da situação de pandemia, como a vacinação das crianças. “Estamos realizando sanitizações regulares e também medidas de higienização sistemáticas, através de treinamentos com os profissionais de limpeza e também com a aquisição de materiais”, conta Kledson Batista.

A coordenadora da UBS Porto Alegre, Edilene Leão, comentou sobre mais algumas ações que estão sendo tomadas. “Seguimos os protocolos de distanciamento, medição de temperatura e damos orientações para os usuários. Todos os profissionais usam EPI como touca, máscara, batas e protetor facial. Também mantemos a higienização constante da UBS, com limpeza frequente de todas as superfícies com álcool”, disse a coordenadora.

A população também pode tomar alguns cuidados, como: manter o distanciamento de dois metros das outras pessoas, evitar tocar em superfícies e, caso o faça, lavar as mãos ou usar álcool em gel e fazer o uso de máscaras, que são obrigatória a partir dos dois anos de idade. “Com todos esses cuidados, a população pode procurar as UBS com a garantia de sair de lá com saúde e não infectados com o novo coronavírus”, finaliza Kledson Batista.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3613/ubs-nao-gripais-contam-com-termometro-sem-contato-para-afericao-de-temperatura-dos-usuarios