HEPATITE

FMS promove nesta quinta (23) videoconferência para conscientização sobre Hepatites Virais

A transmissão será pelo YouTube, na página DAB FMS Teresina.

Em todo o Brasil, o mês de julho é marcado pela campanha de conscientização das Hepatites Virais. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove videoconferência sobre vigilância e manejo das hepatites virais. A reunião virtual acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 16h. A transmissão será pelo YouTube, na página DAB FMS Teresina (clique aqui para ter acesso).

A reunião tem como objetivo alertar a população, além de promover ações para intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais em Teresina. A programação conta com a participação do Dr. Eric Basseti, membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, que apresentará a aula de epidemiologia e diagnóstico das hepatites virais B e C.

A enfermeira responsável pela Vigilância das Hepatites Virais da FMS, Marilene Oliveira, ressalta que durante todo o ano são realizadas ações educativas e de prevenção das hepatites virais, e no mês do Julho Amarelo os trabalhos são intensificados. “Neste ano, devido a pandemia, faremos uma reunião virtual, que além da participação de um especialista, também terá a contribuição de infectologistas da FMS. Será um momento de esclarecer informações e alertar a população para a importância sobre o assunto”, explica.

As hepatites virais são responsáveis por aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D e E. As dos tipos A e E só se manifestam de forma aguda, e o paciente elimina o vírus do organismo depois da crise. Mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo.

O Dr.Kelsen Eulálio, infectologista da FMS, é um dos mediadores da videoconferência e alerta sobre os perigos das hepatites virais. “No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites”, informa.

Em Teresina, os ambulatórios públicos especializados para o atendimento em hepatites virais são o Lineu Araújo e o Hospital Universitário. O Núcleo de IST/ Aids e Hepatites Virais também realiza ações de testagem em instituições, além da distribuição do uso do preservativo para a população.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3582/fms-promove-nesta-quinta-23-videoconferencia-para-conscientizacao-sobre-hepatites-virais