Centros de testagem já fizeram quase 3 mil exames para Covid-19 em Teresina

O prefeito Firmino Filho visitou uma das unidades onde são testados os contatos de pessoas que receberam o diagnóstico positivo de Covid-19 nas UBS

Centros de testagem já fizeram quase 3 mil exames para Covid-19 em Teresina

Quase três 3 mil testes já foram realizados nos seis Centros de Rastreamento e Testagem (CRT) de Teresina coordenados pela Fundação Municipal de saúde. Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Firmino Filho visitou uma das unidades onde são testados os contatos de pessoas que receberam o diagnóstico positivo de Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde. Os espaços estão em funcionamento desde o dia 6 de julho.

“Entendemos que essa estratégia de rastrear os contatos das pessoas que foram positivadas com a Covid-19 é fundamental para evitar o espalhamento do vírus, especialmente nesse momento de retomada das atividades econômicas, que está sendo lenta e gradual”, afirmou o prefeito no centro montado na unidade do Colégio CEV, na zona Leste.

Firmino também visitou a Unidade Básica de Saúde Maria Dulce da Cunha Sena, localizada no bairro São João, uma das 26 com atendimento exclusivo para síndrome gripal. Estes espaços funcionam como porta de entrada para os pacientes com Covid-19 em Teresina. Os pacientes fazem o teste apropriado, realizam consultas com um médico, que, se necessário, prescreve os remédios indicados. Quando apresentam resultado positivo para a doença, eles informam os nomes das pessoas próximas, que são testadas nos centros de rastreamento.

A enfermeira da Gerência de Ações Estratégicas (GAE), Danieli Maria Matias Mendes, explica que os Centros de Rastreamento e Testagem não recebem demanda espontânea. Para realizar o teste, é necessário o agendamento do paciente a partir de uma UBS, medida que ajuda a evitar aglomerações nestes locais. “No final de cada dia, cada regional de saúde recebe das suas UBS a lista dos contatos de pessoas que precisam ser testadas e fazem o agendamento por telefone, para fazer o teste no centro de rastreamento da sua região”, explicou.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3579/centros-de-testagem-ja-fizeram-quase-3-mil-exames-para-covid-19-em-teresina