Hospital de Campanha inova para humanizar tratamento de pacientes com Covid-19

Na manhã de hoje (17) o prefeito Firmino Filho esteve visitando o local para ver de perto um pouco das ações que tem ajudado na recuperação de quem está recebendo assistência

Hospital de Campanha inova para humanizar tratamento de pacientes com Covid-19

Humanizar o atendimento dos pacientes com Covid-19 tem sido uma preocupação constante da equipe que atua no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, mantido pela Prefeitura de Teresina. Na manhã desta sexta-feira, 17, o prefeito Firmino Filho esteve visitando o local para ver de perto um pouco das ações que tem ajudado na recuperação de quem está recebendo assistência no local.

Uma das iniciativas mais recentes no hospital permite que cada paciente possa ter assistência de um acompanhante na hora da alimentação e do banho, por exemplo. A unidade de saúde implantada para ampliar a rede de atendimento aos pacientes com Covid-19 conta com uma equipe de quase 300 profissionais.

“Temos um hospital montado com o que de existe de mais moderno, mas é muito bom saber que, além dessa estrutura, os pacientes também podem contar com esse cuidado mais humanizado. Isso é essencial, principalmente porque essa doença impõe dias de solidão que, às vezes, são tão difíceis de enfrentar quanto a própria doença”, explica o prefeito Firmino Filho, ressaltando que o hospital de campanha é o único do Piauí a operar 100% através do SUS, com gestão total da FMS (Fundação Municipal de Saúde).

Outras iniciativas para proporcionar a humanização do atendimento incluem boletins diários para a família dos pacientes, chamadas regulares de vídeos para os familiares e passeio terapêutico na parte externa do hospital, além de acompanhamento psicológico.  “Temos uma equipe qualificada que realiza várias ações positivas, seguindo os princípios de humanização do SUS, o que contribui para o bem estar físico e mental dos pacientes”, destaca a coordenadora geral da Unidade, Gina Nogueira.

Sediado na quadra de Badminton da UFPI, esse Hospital é uma estrutura temporária com capacidade para 86 pacientes. Os leitos são regulados e disponibilizadas, exclusivamente, para pacientes vindos de outros hospitais e UPAS de Teresina, em ambulâncias do SAMU, e que se enquadrem em casos de baixa e média complexidades da Covid-19. Se houver necessidade, os usuários são transferidos para outros hospitais de alta complexidade.

O Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi já registrou a internação de 324 pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Desse total, 221 ficaram recuperados da doença após tratamento e 56 permanecem internados no local. Houve ainda 36 pessoas que foram transferidas para outros estabelecimentos de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3569/hospital-de-campanha-inova-para-humanizar-tratamento-de-pacientes-com-covid-19