VACINAÇÃO

FMS vacinou 241 mil pessoas contra a gripe e doses continuam disponíveis em Teresina

A FMS alerta que a gripe é uma doença respiratória, causada pelo vírus influenza e que, em casos graves, pode levar ao óbito.

Mais de 241 mil teresinenses já se vacinaram contra a gripe e a Campanha de Vacinação prossegue em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) continua disponibilizando as doses para os grupos prioritários enquanto durarem os estoques e também alerta que a gripe é uma doença respiratória, causada pelo vírus influenza e que, em casos graves, pode levar ao óbito.

Nesse momento, a FMS está convocando especialmente os pais ou responsáveis a se dirigirem às 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Saúde Lineu Araújo para vacinarem contra gripe as suas crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A convocação é estendida aos professores de escolas públicas e privadas, gestantes e puérperas, que são mulheres no período de pós-parto (até 45 dias).

“As crianças fazem parte do grupo de risco, pois estão em desenvolvimento e o seu sistema imunológico encontra-se em formação. Se elas não tomam a vacina contra gripe podem ter a doença e ter o seu quadro de saúde agravado, precisar de leito de UTI, desenvolver pneumonia por contato com bactérias oportunistas, ter derrame pleural, bronquiectasia, entre outros problemas”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

“Já as mulheres grávidas ficam com o sistema imunológico enfraquecido, em razão das alterações hormonais e das mudanças no corpo. Para evitar complicações e problemas como gripe, elas precisam tomar a vacina, além de ir às consultas de pré-natal e se alimentar adequadamente. Quando elas se vacinam contra gripe protegem também o bebê”, finaliza a diretora.

Segundo o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, houve diminuição da cobertura vacinal em crianças e gestantes no Brasil e isso pode estar relacionado ao medo de irem aos postos durante a pandemia. “Mas isso não é justificativa pra não se imunizar. Informamos também que as vacinas estão disponíveis em UBS que não atendem pessoas com sintomas gripais, o que diminui significativamente o risco de contaminação do ambiente pelo vírus”.

“Nessas UBS, adotamos várias medidas de segurança. Os locais são sanitizados, os servidores de saúde utilizam a paramentação adequada, os profissionais da limpeza seguem os protocolos da ANVISA e a entrada é controlada para evitar aglomeração. Pedimos que a população, ao se dirigir a esses locais, também utilize máscara e cumpra as medidas de higiene, evite tocar nas superfícies e mantenha distanciamento de 2 metros das pessoas”, conclui Batista.

Essa vacina não tem eficácia contra o novo Coronavírus e sim contra a gripe, causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde e também ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3562/fms-vacinou-241-mil-pessoas-contra-a-gripe-e-doses-continuam-disponiveis-em-teresina