COVID-19

Recuperada da Covid-19, paciente envia flores para equipe da UBS Santa Maria da Codipi

A UBS é vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Esta semana, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi foi surpreendida com uma entrega de buquês de flores. O presente foi enviado pela usuária Helcia Teixeira, e foi uma forma de demonstrar gratidão pelos cuidados no atendimento a ela e sua família, que foram acometidos pela Covid-19. A UBS é vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Helcia, que tem 37 anos e é microempresária, procurou a UBS Santa Maria da Codipi após sentir sintomas como febre, dor de garganta e cabeça. “Primeiro procurei uma unidade particular, onde fiz alguns exames e me disseram que não existia a minima chance de ser Covid”, relata. Como os sintomas não passavam, Helcia decidiu procurar a UBS, que é uma das 26 unidades referência para síndromes gripais da rede municipal.

A coordenadora Darllyana Mendes relata que, ao chegar na UBS, Helcia passou pelo procedimento padrão de acolhimento, triagem e consulta médica. Fez então o teste de antígeno – novo tipo que pode detectar o vírus ainda na fase inicial da doença – e o resultado deu positivo para o novo coronavírus. “Ela ficou muito abalada, mas procuramos conversar bastante com a mesma, orientar sobre os cuidados e prescrever todos os medicamentos necessários, que foram entregues no mesmo dia”, diz a coordenadora.

“Na hora que me passou o resultado do teste foi uma mistura de emoção, medo e gratidão a Deus. Tenho lúpus e moro com minha avó, uma idosa de 87 anos, e 2 crianças. Só conseguia pensar neles, graças a equipe da UBS pude descobrir cedo e me cuidar”, conta Helcia. Nos dias seguintes, foi realizada a testagem de seus familiares e agora eles estão sendo acompanhados pelo serviço de teleconsulta da FMS.  “A UBS nos liga todos os dias pra saber como estamos, e graças a Deus que colocou pessoas de bom coração no nosso caminho, estamos nos recuperando bem”, disse a paciente.

Ela relata que teve a ideia de enviar flores depois de refletir sobre o poderia ter acontecido com ela e a família se não tivesse procurado a unidade de saúde. “Resolvi agradecer a equipe pois eu sei que não é fácil lidar com pessoas. Tenho plano de saúde, mas não é a primeira vez que vejo que o atendimento na rede pública é melhor do que no privado. Já pensou se me conformo e vou embora pra minha casa?”.

Como conta Darllyana Mendes, o gesto deixou todos os profissionais de saúde felizes e agradecidos pelo reconhecimento de seu trabalho. “Foi muito gratificante saber que mesmo diante dessa pandemia, mesmo trabalhando de domingo a domingo, não esquecemos de sermos humanos e atender as pessoas com amor, respeito e atenção, pois acima de tudo quem nos procura está sim querendo um atendimento digno e humanitário”, finaliza ela.

Como parte do plano de contingência da Covid-19, a FMS destacou 26 UBS para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. Nesses locais, o paciente com sintomas gripais recebe todos os atendimentos necessários. A equipe de saúde avalia o caso e toma a conduta adequada, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou mesmo encaminhamento para hospitais ou UPAS, em casos mais graves.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3561/recuperada-da-covid-19-paciente-envia-flores-para-equipe-da-ubs-santa-maria-da-codipi