Alô Saúde Teresina realiza mais de 50 mil atendimentos em três meses

O serviço está disponível por meio do número 0800 291 0084

Em três meses de funcionamento, o programa Alô Saúde Teresina realizou mais de 50.826 mil atendimentos médicos e de apoio psicológico para pessoas com síndromes gripais leves ou com outros problemas básicos de saúde. Criado pela Prefeitura de Teresina, o serviço está disponível por meio do número 0800 291 0084, com atendimento todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 08h às 20h.

O serviço é destinado a população em geral e presta atendimento pré-clínico com orientações para todas as condições de saúde sensíveis à atenção básica, assim como atendimento aos pacientes que possuem queixas de sintoma gripal. O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao novo coronavírus.

De acordo com Karoline Alencar, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS, o serviço está sendo avaliado de forma positiva. “A utilização desse serviço para a população tem sido de grande ajuda nesse momento de pandemia. O Alô Saúde Teresina coloca disponível para população atendimento médico sem sair de casa, e consegue dar resolutividade para condições de saúde leves, que podem ser manejadas como orientações a partir de uma avaliação clínica dos sintomas relatados pelos pacientes”, ressalta a gerente.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center Covid-19 ou Saúde da Família. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a doença e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é preenchido um prontuário de atendimento. Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico, que dá procedimento ao atendimento.

Antônio Filho procurou atendimento para o pai de 58 anos, que estava apresentando sintomas de síndrome gripal. Ele ligou pra o Alô Saúde Teresina, onde recebeu as orientações de saúde através do atendimento por ligação.

“Fui atendido rapidamente, em poucos minutos fui transferido para falar com um médico. Tudo aconteceu como uma consulta virtual. Falei todos os sintomas que meu pai apresentava e fomos aconselhados a procurar a UPA, onde fomos atendidos com rapidez. Em seguida, meu pai foi transferido para um hospital de campanha, no qual ele ficou internado por 10 dias. Ontem, meu pai recebeu alta e já está em casa com a família”, comentou.

A equipe médica do Alô Teresina foi ampliada e conta com 53 médicos, disponíveis de segunda a domingo das 08h às 20h, e oito psicólogos, que atendem de segunda a sexta no mesmo horário.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3553/alo-saude-teresina-realiza-mais-de-50-mil-atendimentos-em-tres-meses