ODONTOLOGIA

Zap Odonto realiza cerca de 2 mil atendimentos em quase três meses

Zap Odonto realiza cerca de 2 mil atendimentos em quase três meses

O Zap Odonto, serviço telefônico para auxiliar nas assistências odontológicas de urgência disponibilizado pela Prefeitura de Teresina, já realizou cerca de 2 mil atendimentos, em quase quase três meses de funcionamento. Os pacientes são consultados por meio de aplicativo de  mensagens. O objetivo é que seja realizada uma pré-triagem para que procurem o serviço somente aqueles que precisam de atendimento imediato.

O Zap Odonto funciona todos os dias, nos horários de 7h às 14h e das 14 às 21h, através do Whats App pelo número (86) 98179-2576. A maioria dos motivos por procura de atendimentos são dor intensa, restauração fraturada, inchaço bucal e dor leve. Marcus Vinicius, profissional autônomo, teve uma emergência e procurou atendimento. Ele foi encaminhado para a UBS do Cristo Rei, onde foi realizada sua cirurgia. “Estou muito satisfeito, entrei em contato com o Zap Odonto pelo meu Whatsapp, e rapidamente fui atendido. Recomendo que, quem precise, faça o mesmo”, comenta Marcus.

De acordo com a Gerencia de Saúde Bucal de Teresina, foram feitos mais de 490 encaminhamentos para os plantões odontológicos, onde os casos mais urgentes são repassados para atendimento. “Estamos seguindo todas as estratégias possíveis para atender a população da melhor forma. Nós estabelecemos um protocolo de triagem, encaminhamento e diversas abordagens de atendimento, para que a gente evite aglomerações e o aumento de contágio da Covid-19 dentro do consultório odontológico. Nossa atenção está voltada para os atendimentos de urgência. Os casos mais leves, onde o paciente não apresenta dor ou riscos maiores, nós aconselhamos que espere até os atendimentos voltarem a normalidade”, ressalta o gerente de Saúde Bucal da FMS, Dante Freitas.

Durante o período de combate à Covid-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. Seis Unidades Básicas de Saúde foram destinadas para o atendimento de urgência odontológica em Teresina: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte), com funcionamento todos os dias da semana, nos horários de 7h às 21h. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul), de segunda à sexta-feira, nos horários de 7h às 18h.

A dentista da UBS Buenos Aires, Marina Amorim, explica que os atendimentos de urgência são imprescindíveis para a população, pois diariamente são recebidos casos de pacientes com traumas dentários. “Esse serviço é essencial, principalmente para a população carente e que não tem como arcar com despesas em um consultório particular. Nos atendimentos de urgência, costumamos receber casos de pacientes que sofrem trauma dentários em acidentes, tiramos a dor com medicação ou remoção da causa da dor. Contemos casos de hemorragia, inflamação e extração do dente”, afirma a dentista.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3519/zap-odonto-realiza-cerca-de-2-mil-atendimentos-em-quase-tres-meses