vacinação

Mais de 11 mil animais são imunizados no primeiro dia da campanha de raiva na zona rural

Próximo sábado (03) será a vez das zonas rurais Sul e Sudeste receberem a etapa de vacinação

Um total de 11.243 animais foram vacinados contra a raiva no primeiro dia da etapa rural da campanha. No último sábado (26), as equipes da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) visitaram as comunidades das zonas rurais Norte e Leste imunizando cães e gatos contra a doença.

O valor corresponde a 99,18% da meta de 11.336 animais. Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, avalia os números como positivos pelo expressivo quantitativo alcançado. “Conseguimos um ótimo alcance, inclusive de gatos, pois em virtude de seu perfil de caçador em vários momentos o proprietário não consegue conter ou achar o animal”, explicou.

A gerente citou também a colaboração da comunidade com o trabalho dos técnicos e dos Agentes Comunitários de Saúde, que participaram avisando e relembrando a população sobre o dia da vacinação e a necessidade de imunizar os animais.

Próximo sábado (03) será a vez das zonas rurais Sul e Sudeste. Serão contemplados os povoados Alegria, Chapadinha Sul, Altamira, Boquinha, Usina Santana e Estaca Zero. Cerca de 30 equipes estará visitando as propriedades da região durante todo o dia para vacinar os cães e gatos residentes nos locais. A meta é fechar a campanha com um total de 135 mil animais vacinados entre zona urbana e rural.

A comunidade pode colaborar mantendo os animais em casa no dia da vacinação. “É comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, orienta Oriana Bezerra.

Teresina não apresenta casos de raiva entre humanos residentes desde o ano de 1986. “Precisamos manter a boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos”, disse Oriana. “A vacina é a forma de prevenção mais segura contra a raiva, é gratuita e disponível para toda a população”, completou a gerente.

vacinação raiva

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/35/mais-de-11-mil-animais-sao-imunizados-no-primeiro-dia-da-campanha-de-raiva-na-zona-rural