DEBATE VIRTUAL

Atenção Primária de Teresina participa de debate virtual da OPAS/OMS

O debate virtual tem como tema 'A APS conectada com a comunidade: estratégias de comunicação'

Atenção Primária de Teresina participa de debate virtual da OPAS/OMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina participará amanhã, 19, às 17h, de debate virtual organizado pela Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. A FMS falará da busca ativa com rastreamento de contatos domiciliares de casos confirmados de Covid-19: relato da coordenação de Atenção Primária de Teresina sobre a implantação e funcionamento da ação de busca ativa com rastreamento de contatos intradomiciliares de pacientes confirmados de COVID-19 no município. As ações incluem identificação dos contatos, testagem domiciliar e telemonitoramento. A iniciativa amplia o acesso da população à testagem rápida de COVID-19 de maneira racional, a partir dos casos índices na comunidade. A apresentação será de Andréia Sena, enfermeira e mestre em enfermagem; apoiadora institucional da Diretoria de Atenção Básica da FMS/Teresina-PI.

O debate virtual tem como tema “A APS conectada com a comunidade: estratégias de comunicação, busca ativa e monitoramento do território no contexto da pandemia”. Participam três experiências que se inscreveram na iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia e chamaram a atenção por mostrar ações de comunicação, vigilância e assistência, levando em consideração questões de vulnerabilidades sociais. A transmissão será no Portal da Inovação na Gestão do SUS https://apsredes.org/ e no Facebook @inocacaoemsaude.

Além de Teresina, as experiências convidadas são: SMS Crato/Ceará – Estratificação de risco à Covid-19 para gerenciamento de ações em educação em saúde na UBS e MS Sorocaba/SP – A importância da comunicação comunitária no combate à Covid-19. O debate virtual contará com a moderação da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista, e com a apresentação do coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS, Renato Tasca.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3477/atencao-primaria-de-teresina-participa-de-debate-virtual-da-opas-oms