VIDA

Cerca de 1.870 bebês nasceram em Teresina durante a pandemia do Coronavírus

Em Teresina, o pré-natal pode ser feito em 70 Unidades Básicas de Saúde

Cerca de 1.870 bebês nasceram em Teresina durante a pandemia do Coronavírus

Cerca de 1.870 bebês nasceram nas quatro maternidades da Prefeitura de Teresina e trouxeram esperança para diversas famílias durante a pandemia do Coronavírus. Os dados são referentes ao período de março, início da quarentena na capital, até o mês de maio,e mostram também que houve registro de 15 grávidas que testaram positivo para Covid-19. 

Emanuelle Farias foi um dos bebês que chegou ao mundo no dia 30 de março, em um dos períodos mais turbulentos da história. Sua mãe Adriana Farias, de 29 anos, relata que é um desafio criá-la enquanto está isolada. “Tive medo quando iniciou a pandemia, mas fico feliz porque a minha filha nasceu saudável e o atendimento da maternidade do Buenos Aires foi ótimo. As enfermeiras foram cuidadosas, sempre usando máscara. Agora, estamos totalmente isoladas, morando em um quarto e sem receber visitas”.

Já Rita Maria, de 22 anos de idade, quando estava grávida, testou positivo para Covid-19  e foi direcionada para a Maternidade do Promorar, referência para esse tipo de atendimento. Ela conta que tinha medo de transmitir o vírus para o bebê. “Mas o neném nasceu saudável. O parto foi cesária e foi tranquilo. Eu também gostei do atendimento das equipes de saúde. Agora estamos bem e aguardando a alta”.

Em Teresina, o pré-natal pode ser feito em 70 Unidades Básicas de Saúde. “Nesses locais, as gestantes são atendidas por enfermeiros e médicos, que classificam a gestação. Os casos de  alto risco são direcionadas para a Evangelina Rosa; as de baixo risco permanecem fazendo as consultas nas UBS”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

Já as maternidades da Prefeitura, localizadas nos bairros Satélite, Buenos Aires e Dirceu, realizam partos de baixo risco, atendem urgências obstétricas e neonatais, fazem curetagem e ofertam exames como testes do pezinho, coraçãozinho e orelhinha. Se a gestante estiver com quadro suspeito ou confirmado da Covid-19,  ela é transferida para a  Maternidade do Promorar.

  • Adriana com Emanuelle Farias nos braços. Ela está ao lado do esposo Everton.
Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3451/cerca-de-1-870-bebes-nasceram-em-teresina-durante-a-pandemia-do-coronavirus