BOLETIM

Teresina registra mais 10 óbitos por covid-19 e chega a 150 mortes

A cidade 3630 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 173 ocorreram nas últimas 24 horas.

O Painel epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou ontem (09) 10 novas mortes pela COVID-19 em Teresina. A cidade agora contabiliza 150 óbitos e 3630 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 173 ocorreram nas últimas 24 horas.

Dentre os óbitos registrados, quatro aconteceram ontem (09), mas também foram inseridas informações sobre dois casos do dia 08 de junho, um do dia 06 e três mortes ocorridas no mês de maio. Dentre eles, oito foram mulheres; nove eram idosos acima dos 60 anos e seis eram portadores de hipertensão. Sete óbitos foram entre pessoas oriundas da zona Norte, duas da zona Sudeste e um da zona Leste.

Diante dos acontecimentos, o Centro de Operações em Emergências (COE) em Saúde Pública COVID-19 da FMS avaliou que Teresina ainda não está em condições de promover uma reabertura de suas atividades econômicas. De acordo com o Comitê, o número de óbitos confirmados por Covid-19 tem tendência de crescimento e a taxa de ocupação de leitos de UTI manteve-se acima do limite de segurança máxima recomendado, que é de 70%, para garantir assistência para quem precisa.

Além disso, o COE levou em consideração o resultados das pesquisas realizadas pela Prefeitura de Teresina, que revelam que a taxa de reprodução do vírus manteve-se persistentemente acima de 1,0 nos últimos 14 dias, o que indica que a epidemia ainda se encontra na fase de ascensão e expansão. “Os inquéritos sorológicos sequenciais (semanais) realizados pela FMS mostram número crescente de infectados a cada etapa realizada, sem desenhar, ainda, horizonte de platô (estabilização)”, informa a nota lançada pelo comitê ontem (09).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3446/teresina-registra-mais-10-obitos-por-covid-19-e-chega-a-150-mortes