BALANÇO

FMS apresenta balanço das ações para enfrentamento da pandemia a vereadores

A reunião aconteceu por vídeo conferência e contou com a participação de equipe técnica da FMS

FMS apresenta balanço das ações para enfrentamento da pandemia a vereadores

Nesta terça-feira (02), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) apresentou à Câmara Municipal o balanço das ações em saúde no enfrentamento ao Coronavírus em Teresina. Entre as principais medidas, estão a construção de três hospitais de campanha para atender pacientes com Covid-19, a seleção temporária de 593 profissionais, a reformatação da rede pública de saúde e a aquisição de equipamentos.

O presidente da FMS, Manoel de Moura, informou que a necessidade de atendimento em saúde cresceu exponencialmente no Brasil. “Sabendo disso, a gestão estruturou toda a rede e definiu várias estratégias para evitar que as pessoas ficassem sem atendimento. O enfrentamento sério e organizado da pandemia fez com que Teresina figurasse entre as capitais do Nordeste com menor número de óbitos”.

Durante a apresentação, a diretora de planejamento da FMS, Cláudia Glauciene, relembrou que, em Teresina, o registro dos três primeiros casos de Covid-19 ocorreu em 19 de março e que a FMS já criava bases sólidas ao enfrentamento da doença. “Antes dessa data, foi decretada emergência em saúde pública na capital e a Diretoria de Vigilância em Saúde já tinha iniciado discussões com órgãos estaduais, municipais e Infraero sobre o plano de contingência, além de já ter criado fluxos e montado o Comitê COE”.

Cláudia Glauciene destacou a ampliação da capacidade de atendimento hospitalar com a construção de 3 hospitais de Campanha, estruturas temporárias para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. “O Hospital Padre Pedro Balzi, localizado na quadra esportiva da UFPI, já está em funcionamento. Há ainda o hospital sediado no Lar da Fraternidade e o que fica anexo ao HUT, que contará com mais 60 leitos de UTI para acolher pacientes com quadro grave da doença”.

Em relação ao trabalho da rede hospitalar, a diretora de Atenção Especializada, Jesus Mousinho, explicou que foi reorganizada a rede pré-hospitalar e hospitalar, para garantir atendimento. “Foi reestruturado o hospital do Monte Castelo, o HUT e a maternidade do Promorar, para assistência a pacientes com Covid-19. Ocorreu a ampliação dos leitos de UTI no HUT e a criação de leitos de UTI no Hospital do Monte Castelo, além de ter havido a contratação da saúde suplementar”.

A rápida transmissão do Coronavírus motivou a gestão a setorizar o atendimento: foi definido que 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) seriam exclusivas ao atendimento de pessoas com sintomas gripais, evitando a proliferação do vírus. “Essas UBS passaram a funcionar no turno da noite e todos os dias da semana. As outras 71 Unidades continuaram atendendo pessoas com outros problemas básicos de saúde, sem necessidade de agendamento de consulta de enfermagem ou médica”, explicou o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

A reunião aconteceu por vídeo conferência e contou com a participação do presidente da FMS, Manoel de Moura e sua equipe técnica composta pelo diretor de Atenção Básica, Kledson Batista; diretor Financeiro, Franzé Chaves; diretora de Atenção Especializada, Jesus Mousinho; e diretor de Regulação, Francisco Pádua, além dos vereadores Evandro Hidd, Venâncio, Enzo Samuel, Gustavo Gaioso, Dudu e Dr. Lázaro.

O vereador Venâncio, presidente da Comissão da Covid-19 na Câmara, agradeceu a disponibilidade da equipe técnica da FMS ao prestar esclarecimentos da área da saúde. “Eles abordaram todos os pontos importantes, mesmo após exaustivos questionamentos. Iremos solicitar oficialmente os dados à FMS para compor o nosso relatório e partilhar com os outros membros da casa. Reforço ainda que a Comissão criada está sempre buscando diálogo, fiscalizando e comunicando às ações para a população”

Confira mais ações em saúde realizadas pela FMS durante a pandemia:

- No Centro de Saúde Lineu Araújo: Manutenção de serviços como o Provida, para atender pessoas que tentaram suicídio, o SAE, direcionados a pessoas com HIV/AIDS, e a dispensação de medicamentos e materiais especiais, como bolsas de colostomia.

- Na área da odontologia: Criação do ZAP Odonto, criado para dar orientações e para esclarecer dúvidas da população e concentração do serviço de urgência odontológica em seis UBS.

-Na saúde mental: Realização de atendimento, por telefone, com psicólogo, para auxiliar pessoas com problemas de ordem mental; manutenção dos serviços dos CAPS e do Provida;

-Na Vigilância Sanitária: intensificação das fiscalizações aos estabelecimentos essenciais mantidos durante a pandemia;

-Na Gerência de Zoonoses: Realização da sanitização de locais públicos, permanecendo também com a rotina de controle do mosquito da dengue;

-Criação do serviço “Alô Saúde Teresina”, para atender, por telefone, pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou outros problemas básicos de saúde;

-Aquisição de 100 mil testes rápidos da Covid-19, sendo que 65 mil já foram recebidos e 35 mil estão em fase de licitação;

-Aquisição de equipamentos como 105 respiradores mecânicos para ampliar leitos de estabilização e de UTI;

-Na área de recursos humanos: realização de teste seletivo e pagamento de 40% de insalubridade para todos os servidores que trabalham diretamente com pacientes.

-Disponibilização de equipes de saúde para atuarem nas barreiras sanitárias montadas nas pontes que ligam Teresina a Timon, além de equipes de saúde para atender pessoas em situação de rua abrigadas no estádio Lindofolo Monteiro;

-Ampliação de leitos específicos para atender pacientes com Covid-19;

-Realização da campanha de vacina contra Influenza.

- Criação do Painel de monitoramento dos casos da Covid-19.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3417/fms-apresenta-balanco-das-acoes-para-enfrentamento-da-pandemia-a-vereadores