Prefeitura já realizou mais de 6 mil sanitizações em Teresina

A ação acontece desde o dia 31 de março

Prefeitura já realizou mais de 6 mil sanitizações em Teresina

Com o objetivo de promover uma maior segurança contra a contaminação de pessoas pelo novo Coronavírus em espaços públicos, a Prefeitura de Teresina tem realizado regularmente a sanitização de espaços com maior fluxo de pessoas, com risco de contaminação por meio do contato manual em superfícies. Desde o início da ação, no último dia 31 de março, mais de seis mil sanitizações já foram realizadas na capital.

Foram 6.028 sanitizações no total, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), que têm realizado o trabalho em parceria com a empresa Águas de Teresina. Somente na semana passada, entre os dias 11 e 16 de maio, foram 1.059 visitas a unidades de saúde, prédios públicos, mercados, paradas de ônibus, praças, avenidas, bem como a estabelecimentos privados de serviços essenciais como grandes supermercados, lotéricas e bancos.

A gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, explica que o trabalho está sendo realizado em todos os pontos a cada três dias, obedecendo às diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Para a sanitização, é usada a substância hipoclorito de cálcio, que é um virucida permitido pela Anvisa, na concentração de 1%”, diz a gerente. Para tanto, são utilizados métodos como a pulverização manual e também o uso de carros-pipa e carros-fumaceiro.

Oriana Bezerra ressalta, no entanto, que a principal forma de evitar a Covid-19 é ficar em casa e pede que a população só saia quando for extremamente necessário: “Estamos promovendo a higienização de locais que prestam serviços essenciais, que não podem ser fechados. Cabe aos cidadãos fazer a sua parte, tomando as medidas de higiene recomendadas e praticando o distanciamento social, minimizando assim o risco de contrair a doença”, lembra a gerente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3363/prefeitura-ja-realizou-mais-de-6-mil-sanitizacoes-em-teresina